Arquivo diário: 1 de Abril de 2016

LIMPEZA NAS ESCOLAS DE MANGUALDE

Na nossa edição em papel datada de hoje, voltamos a dar conta, fazendo o ponto de situação do problema relacionado com a limpeza das escolas que tem afetado a comunidade escolar neste último mês.

Contudo, já no final do dia de ontem, 31 de março, por volta das 19H00, tivemos conhecimento que a situação se encontra praticamente resolvida.

Assim, na reunião realizada com os representantes dos pais e encarregados de educação foi informado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Engº Agnelo Figueiredo, que até à próxima 4ª feira está a ser efetuada uma limpeza geral, de fundo, em todas as escolas, limpeza esta da competência da escola que nada tem a ver com as empresas de limpeza. Depois, em relação ao problema em si, a verba já foi aumentada e também já foi lançado novo concurso que ficará decidido até dia 11 para começar a ter efeito a partir de 15 de abril e até ao final do ano. Foi ainda informado que, de 11 a 15 de abril, ou seja depois de atribuído o concurso, a escola pode proceder à limpeza nas instalações sem qualquer penalização.

"Renascimento, edição em papel de 1/4/2016

FALTA DE LIMPEZA NAS ESCOLAS DE MANGUALDE

PROBLEMA QUE AINDA SE MANTÉM
Com a chegada das férias da Páscoa e o final do 2º período, é chegada também a hora de pais e encarregados de educação se deslocarem às escolas para receberem as notas dos seus educandos.
Que existe um problema com os serviços de limpeza nas escolas, já é do conhecimento público, pois, de acordo com comunicado difundido pela direção do Agrupamento há algumas semanas, o contrato com a empresa que efetuava o serviço de limpeza terminou em dezembro passado e, daí para cá, nenhuma outra foi contratada devido ao valor da verba ser incompatível com as que se apresentaram a concurso.
Tal como já anteriormente referimos, a direção “remediou” os meses de janeiro e fevereiro mas, desde o passado dia 1 de março, não há qualquer serviço de limpeza nas escolas. Face a tal situação, o cenário que pais e encarregados de educação encontraram nas Escolas de Mangualde quando lá se deslocam para receber as avaliações é desolador.
Lixo no chão que já não cabe dentro do caixote, lixo por toda a sala, mesas sujas… Põe-se agora uma questão: e as casas de banho? Se estas estão há várias semanas sem limpeza, não estaremos prestes a enfrentar uma situação que põe em risco a saúde pública?
Os pais não gostaram do que viram e de acordo com alguns que escutamos, esperam que a solução chegue até ao início do terceiro período, de contrário, não põem de parte uma manifestação, um abaixo assinado, etc. para verem esta situação resolvida.
Soubemos posteriormente que a situação é do conhecimento do Ministério da Educação.
Deixamos ainda a informação difundida pelo diretor do Agrupamento.
“LIMPEZA - INFORMAÇÃO
No passado dia 9 de Março, dei conta dos problemas que as Escolas de Mangualde enfrentam quanto à limpeza dos edifícios e espaços das 3 maiores escolas. Tal problema está longe da resolução, pelo que importa fazer o respetivo ponto da situação. Assim:
1. As empresas que podem ser convidadas são apenas as que estão homologadas pela ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública.
2. O novo procedimento concursal que lançámos teve o mesmo desfecho dos anteriores, isto é, todos os concorrentes foram eliminados por apresentarem propostas com preço global superior ao máximo permitido.
3. Estamos impedidos de, ainda que apenas com recursos humanos nossos, procedermos à limpeza das instalações, uma vez que, atento o Código do Trabalho e o Acordo Coletivo de Trabalho dos Trabalhadores de Limpeza, se o fizermos, considerar-se-á que existe “transmissão do objeto do contrato”, o que implicaria que tivéssemos de indemnizar as trabalhadores da empresa adjudicatária cessante.
4. Os contactos que fomos estabelecendo, quer com a DGesTe, quer com o Instituto de Gestão Financeira, ainda não produziram qualquer efeito, mormente o reforço da verba atribuída, única forma de ultrapassar o imbróglio.
Nesta conformidade, renovo o apelo à compreensão de todos, ao mesmo tempo que formulo o pedido
de que cada um faça o possível por sujar o mínimo.
Obrigado.
Mangualde, 21 de março de 2016
O Diretor
Agnelo Figueiredo”"

K9-V Giops

O grupo K9-V Giops Associação sem fins lucrativos, foi ativado para o desaparecimento de um jovem de 15 anos de idade, residente na foz- Ferreira d´Aves, concelho do Sátão no passado dia 30 pelas 10.30 h, tendo mobilizado para o local 4 cães operacionais (Max, Mel, Luna e Óscar) e oito elementos.
Foram iniciadas buscas num perímetro estabelecido de acordo com a ultima visualização do jovem; decorreram com o apoio dos escuteiros, bombeiros do Sátão e GNR, as mesmas terminaram por volta das 16 horas já com o jovem em casa em boas condições físicas apenas ansioso e confuso.
Um agradecimento especial a todos os voluntários do K9-V GI OPS- Grupo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro, que mais uma vez estiveram presentes para ajudar quem necessita.

EDITORIAL Nº 682 – 1/4/2016

SR

Caro leitor
A nossa Europa e o seu manto vai-se rasgando aqui, ali ou acolá.
Todos vivemos da Europa, daí, ou todos vivemos bem e em paz ou todos vivemos sobressaltados.
A Europa corre mal, nota-se económicamente e agora com os atentados estamos a perder segurança. Logo, a liberdade está em causa e passa a existir o medo, mesmo assim a Europa já passou por muito pior com duas grandes guerras mundiais no centro da Europa, com países quase vizinhos que eram inimigos e que, se vinham deteriorando em conflitos e conseguiram unir-se em esforço de soberania pelos altos valores da pátria. Aqui, a Igreja foi também fundamental para se por termo a estes conflitos que em nada nos dignificavam. Na história da humanidade a Europa mostrou um grande projeto e gerou prosperidade, liberdade e progresso. Passamos mais de duas décadas a olhar o futuro sem sombras e sem rodeios. Parecia que tudo corria às mil maravilhas. Estalou o verniz e damos conta do fraco que somos e daquilo que Portugal esbanjou da Comunidade Europeia e agora todos pagamos com suor sangue e lágrimas.
Portugal e Espanha ajudaram ao projeto europeu, aderindo ao mesmo em 1986 e perfazendo assim uma dúzia de países que constituíram nesse ano a Comunidade Económica Europeia (CEE).
Agora, ao todo, 28 países fazem parte deste grande projeto europeu, estando ainda mais países candidatos, tais como: Albânia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Monte Negro, Sérvia, Turquia, Kosovo, Bósnia e Herzegovina.
Este é um grande projeto, vamos acreditar nele e nos seus intervenientes pois a união faz a força. O terrorismo vai ser eliminado, assim os grandes líderes o queiram, pois com a tecnologia atual, sabem onde se encontra qualquer ser humano. A Europa para ser governada não necessita de medo, mas parece ser esse o caminho.

Abraço amigo

SANFONINAS

dr. jose

As lições dos animais

Não há quem possua animais de companhia ou tenha por mui saudável hábito disponibilizar um pouco do seu tempo a observar a Natureza que não traga no alforge mil e uma histórias edificantes a contar. E a palavra «edificante» tem, aqui, esse significado moral que lhe deve ser atribuído: o de contribuir para tornar melhor o edifício das nossas vidas e da sociedade.
Tornar-se assinante para continuar a ler...

XXVI Congresso Nacional do CDS-PP

652
Se há coisas na vida que nos marcam para sempre, uma delas será certamente este 26º Congresso do CDS, que se realizou na cidade de Gondomar.
Não só pelo simples facto de se tratar de um novo ciclo político em que sei e confio que será frutífero para todos mas acima de tudo para Portugal, mas também por ser a despedida de um grande líder que ao longo de 16 anos deu tudo pelo CDS, Dr. Paulo Portas, como também a entrada da nova líder do CDS, Drª Assunção Cristas, pela primeira vez na história do CDS é uma mulher que assume a Liderança deste Partido.
Um congresso que ficará marcado na história dos nossos militantes, na história de quem esteve presente, com muitas emoções ao rubro.
Foi o terceiro congresso a que assisti e como congressista, como Presidente da Comissão Política Concelhia do CDS-PP, juntamente com a minha vice-presidente e amiga Drª Fátima Tavares, o vogal e amigo João Albuquerque e com o Presidente da Distrital Viseu da JP o amigo Pedro Pais, representamos o Concelho de Mangualde. Deixo aqui um agradecimento especial a estas três pessoas que sempre estiveram ao meu lado e sempre me apoiaram e continuam a apoiar.
Pessoalmente, fiquei muito contente por ter assistido à eleição da Drª Assunção Cristas e ter ouvido as propostas que tem para fazer crescer o Partido. Ouvi-a com muita atenção, dizer que o CDS com ela iria ser um Partido de centro-direita, que sempre respeitará a matriz democrática cristã do CDS, que mais importante do que a ideologia ….. leia-se “mais importante do que a nossa matriz”, são as políticas que nos momentos concretos o Partido tiver que aplicar a situações concretas.
Na minha opinião os Políticos não têm que ser mestres de Ciência Política, mas devem falar avisadamente e devidamente informados por conselheiros capazes.
A moção que a Drª Assunção Cristas apresentou no Concelho Nacional “AMBIÇÃO E RESPONSABILIDADE PARA PORTUGAL” é uma moção abrangente, que pensa no Portugal de hoje, mas também no futuro.
Para terminar, não podia deixar de agradecer ao nosso “mestre”, Dr. Paulo Portas. Não me vou alongar muito, apenas digo o que todos os congressistas disseram no Congresso Nacional …… OBRIGADO Paulo, até amanhã !!
Assunção Cristas, nossa Presidente, nossa Líder, muito podia dizer agora, confio no seu percurso, confio no seu trabalho, confio na sua liderança. O Partido tem uma JP bastante forte. Estamos a crescer em número de militantes. Estamos aqui para servir o CDS, como sabemos que a Drª Assunção Cristas está no Partido para continuar a servir Portugal.
Viva o CDS-PP!! Viva Portugal!!

MÊS DE ABRIL COM DUAS EDIÇÕES DE “SEXTAS DA LUA”

No mês de abril, a Câmara Municipal de Mangualde promove duas edições do projeto «Sextas da Lua». Assim, no dia 8 realiza-se uma «Sexta da Lua Extra», com uma Conversa/Conferência com Jorge Lacão sob o tema «Livros e Liberdade». No dia 22 de abril, toca-se «Abril como nunca (ou)viu», pelo Quinteto Jazz de Lisboa, num Tributo a Zeca Afonso. Ambas as sessões têm lugar na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, às 21h30, e a entrada é livre, mas sujeita a reserva.
Para assinalar a importância do livro e da leitura, e a sua ligação à Liberdade, Jorge Lacão partilhará com o público a sua reflexão pessoal sobre este tema e desafiará para um diálogo apelativo e sedutor sobre os livros e a liberdade. A iniciativa insere-se no âmbito dos Dias Mundial do Livro (23 de abril) e do Dia da Liberdade (25 de abril). Licenciado em Direito, Jorge Lacão acumula a advocacia com os cargos de Deputado à Assembleia da República de Portugal, Vice-Presidente do Parlamento, Membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Membro da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus e Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista.JorgeLacao
O Quinteto Jazz de Lisboa foi formado em 1998 e desde a sua criação que é dos grupos de jazz português mais solicitado para espetáculos e dos projetos com mais cd´s vendidos nessa área musical em Portugal. O principal motivo desse êxito tem a ver com sonoridade do grupo que resulta da fusão do jazz com a música de raiz popular portuguesa e o fado. Tem atuado por todo o país assim como em vários festivais na (Holanda, França, Brasil e Espanha).