Academi@ STEM Mangualde promoveu VISITAS DE ESTUDO

ACADEMI@ STEM MANGUALDE  (1)

visita Patinter (6)
A Academi@ STEM Mangualde promoveu, uma série de visitas de estudo ao EduPARK e à Fábrica Centro de Ciência Viva em Aveiro. Nestas visitas, que decorreram de 25 a 28 de fevereiro, participaram as turmas piloto do 2.º ano e a turma do 5.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde, num total de cerca de 170 alunos.
Na Fábrica da Ciência Viva, os jovens puderam visitar e desenvolver atividades no laboratório, na oficina de robôs, no sítio dos robôs, na barriga do caracol, participando ainda em workshops vários onde aprenderam ciência a brincar.
No EduPark, um projeto da responsabilidade do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Universidade de Aveiro, os alunos participaram na atividade “Aprender com o EduPARK: jogo interativo com realidade aumentada”. O grande desafio do projeto EduPARK é criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências Naturais, Físico-Químicas, Matemática, História, entre outras, através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada (RA), com recurso a dispositivos móveis, suportando atividades baseadas em Geocaching, que será explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, em contextos de atividades ao ar livre.

Jovens trabalhaM conteúdos das disciplinas de Matemática, Física e Química e Ciências
A Academi@ STEM Mangualde voltou a promover uma visita de estudo, deste feita à empresa Patinter. A visita decorreu no passado dia 7 de março, e participaram cerca de 20 alunos da turma piloto do 7.º ano. Depois de efetuada a apresentação da empresa, os alunos assistiram a um vídeo, onde puderam observar o percurso/ trajeto de um camionista desde que sai da Patinter (Mangualde) até ao seu destino, Inglaterra.
Durante esta visualização foram respondendo a um questionário online (Google forms), cujo objetivo foi trabalhar os conteúdos das disciplinas de Matemática, Física e Química e Ciências. Visitaram ainda a sala de gestão de tráfego - onde em tempo real é possível acompanhar a situação em que se encontra cada veículo pesado -, através de um sistema de localização e comunicação por satélite. Ficaram a conhecer também as instalações exteriores, nomeadamente a ETAR que a empresa tem em funcionamento para tratamento de águas residuais da lavagem dos veículos. Esta água, depois de tratada, é novamente reutilizada na lavagem de toda a frota, composta por mais de dois mil veículos.
A Patinter é uma empresa que se preocupa com o planeta, para isso investe numa frota moderna de última geração, onde 99% dos veículos respeitam as normas europeias ambientais. Apostam ainda na formação de motoristas e na tecnologia para reduzirem o nível de emissão de CO2/Km, ou seja, veículos pesados mais económicos, com motores menos poluentes. Os alunos puderam conhecer o interior de um dos tratores, onde observaram toda a tecnologia de última geração instalada na frota que a Patinter possui. Usufruíram ainda de um passeio em trator pelo parque da empresa. No final foi plantado, pelos alunos, um carvalho nas instalações da empresa como símbolo da parceria entre a Patinter, SA e a Academi@ STEM de Mangualde.

ACADEMI@ STEM
A Academi@ STEM Mangualde nasceu para trabalhar a educação das áreas da Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de uma forma mais integrada e agregadora. Este é um projeto do Município de Mangualde, destinado ao Agrupamento de Escolas de Mangualde, que conta com o apoio do EduFor. Tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, preparando os estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã, sendo financiado ao abrigo do Portugal 2020, no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo Viseu Dão Lafões.

A sigla STEM designa, em Inglês, as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). Este novo conceito tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática da aprendizagem.