ASSESSORIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MANGUALDE REALIZOU MAIS UMA VISITA AO PATRIMÓNIO CONCELHIO

DSC04910
Na manhã do passado dia 9 de março, a Assessoria de História e Geografia de Portugal do Agrupamento de Escolas de Mangualde, realizou mais uma visita no âmbito da atividade “O património local ao serviço da comunidade”, desta feita à Casa de Guimarães de Tavares “Quinta da Cerca”. Esta visita era destinada aos alunos do 6º ano, encarregados de educação e público em geral e, como habitualmente, teve início pelas 10H30 no Largo Dr. Couto, junto à Câmara Municipal de Mangualde, onde os participantes se reuniram, seguindo depois em transporte próprio até ao monumento a visitar na localidade de Guimarães de Tavares.
No local, os participantes foram recebidos pelo Engº Luís Albergaria e sua esposa Srª. D. Teresa, que amavelmente guiaram a visita pela Casa e espaço envolvente.
No espaço “À Beira de Gil Vicente” foi com grande atenção que os participantes escutaram as explicações sobre aquela Casa, sua origem e atividade atual, com vertente dedicada ao turismo rural atualmente pertença da Casa da Cerca – Sociedade Agrícola Lda, detida por dois dos seis filhos de João José Cabral Soares de Albergaria: Maria Leonor Campos Andrade Soares de Albergaria Vieira, casada com o General Vasco Joaquim Rocha Vieira e Luís Maria Cabral Soares de Albergaria, casado com Ana Teresa Simeão Loureiro Lufinha Soares de Albergaria.
Às explicações do proprietário juntavam-se também os muitos conhecimentos históricos dados pelo Professor João Carlos Alves.
A esta nobre residência que remonta aos finais do século XVI tendo como primeiro proprietário, Afonso Martins “O Sardo”, foi instituído o vínculo a Guimarães de Tavares em 1662, por Francisco João Henriques Martins (neto de “O Sardo”) e sua esposa Catarina do Amaral Cabral. Da mesma faz parte uma bonita capela de devoção a S. Bernardo.
Com um radioso dia de sol, os participantes puderam apreciar toda a beleza desta Quinta, particularmente o esplendoroso jardim de camélias que a todos encantou, não só pelas cores, mas também, pela imagem magnífica que a vista permite alcançar.