FESTA DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES EM ALDEIA DE CARVALHO

srª prazeres
Realizou-se no fim de semana de pascoela esta festa secular em Honra e Louvor de Nossa Senhora dos Prazeres em Aldeia de Carvalho, freguesia de Alcafache. Ao que se conhece, desde 13 de novembro de 1673, que esta festa é realizada pela Irmandade Nossa Sra dos Prazeres e tem sempre lugar no domingo a seguir á Pascoa (domingo de Pascoela).
Como habitualmente a festa religiosa teve início no sábado onde, após a celebração eucarística se realizou a procissão da Capela, sita no Lugar de Santa Maria em Aldeia de Carvalho, para a Igreja Paroquial de S. Vicente em Alcafache.
No domingo, a procissão saiu da Igreja Paroquial para a Capela de Nª Srª dos Prazeres, seguindo-se depois a celebração da Eucaristia pelo Revº Pe. Nuno Azevedo.
O espaço exterior da Capela, onde no ano anterior foram realizadas obras pela comissão encontrava-se repleto de fiéis que à sombra das frondosas árvores existentes assistiram à celebração campal da missa.

NOSSA SENHORA DOS PRAZERES OU ALEGRIAS
Nossa Senhora dos Prazeres é também conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias. Os franciscanos foram os responsáveis por espalhar esta devoção mariana. Isto se deve ao fato de que as sete alegrias de Nossa Senhora foram descritas por um franciscano.
Assim:
Primeira alegria: a Anunciação
Foi quando o Anjo Gabriel anunciou à Virgem que ela conceberia e daria à luz o Filho de Deus. (Lc 1, 31)
Segunda alegria: a saudação de Isabel
Quando Maria visita Isabel e esta a saúda dizendo: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 42)
Terceira alegria: o Nascimento de Jesus
Jesus nasce numa manjedoura e é visitado pelos pastores. (Lc 2, 1-20)
Quarta alegria: a visitação dos Reis Magos
A ciência e o poder terreno se curvam diante do Rei dos Reis. (Mt 2, 1-12)
Quinta alegria: o encontro com Jesus no Templo aos 12 anos
Após uma busca angustiante, Maria e José encontram com Jesus no Templo conversando com os doutores da Lei. (Lc 2, 41-52)
Sexta alegria: a aparição de Jesus Ressuscitado
Todos os Evangelhos relatam as aparições de Jesus logo após sua morte e ressurreição.
Sétima alegria: a coroação de Maria no céu
É o quinto Mistério Glorioso, quando, após ser assunta ao céu, Maria é coroada como Rainha do Céu e da Terra.