PÁSCOA

IMG-20190424-WA0006

dav

dav

O tríduo pascal
O tríduo pascal, ou seja, os três dias de preparação para a Páscoa são vividos intensamente pela Igreja em todo o mundo.
No nosso concelho, também nas várias paróquias se realizam as celebrações que antecedem o dia de Páscoa.
Permitimo-nos destacar a Procissão do Enterro do Senhor, que teve lugar na sexta feira Santa.
Merece este destaque particular a procissão que pela primeira vez se realizou em Freixiosa, num repto lançado pelo pároco, Pe. Edson, que prontamente os paroquianos aceitaram.
Assim, e com o objetivo de se vivenciar verdadeiramente o espírito pascal o Pe. Edson, uniu as suas três paróquias, Freixiosa, Cunha Alta e Quintela de Azurara, nestas celebrações.
As celebrações de quinta feira, tiveram lugar na Cunha Alta. Na sexta feira realizou-se na localidade de Freixiosa a Procissão do Enterro do Senhor onde se incorporaram as três irmandades e muitos paroquianos. A vigília pascal, foi realizada em Quintela de Azurara.
Para abrilhantar as celebrações, foi também criado um grupo coral composto por elementos das três paróquias.
De salientar o espírito de verdadeira união colocado permitindo, de forma significativa, engrandecer estas celebrações pascais.
Na cidade de Mangualde, como é habitual, realizou-se também a procissão do enterro, com especial destaque para a participação dos escuteiros contando ainda com a presença de muitos populares, pelas ruas centrais da cidade.

VISITA PASCAL – UMA TRADIÇÃO QUE AINDA SE VAI MANTENDO
Tradição cristã, a Visita Pascal ou Compasso, consiste na visita casa a casa de uma paróquia (daqueles que a queiram receber) do Crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua Ressurreição.
Em outros tempos realizada pelo pároco, mas atualmente, dado o número de paróquias que cada vez mais os párocos têm a seu cargo, para que a tradição se mantenha, a visita é efetuada, em muitas localidades, por um pequeno grupo de paroquianos liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo. Este grupo percorre as casas que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus Ressuscitado no dia de Páscoa. Nas habitações e após a bênção inicial é beijada a Cruz de Cristo como demonstração de adoração.
Renascimento mostra nas suas páginas imagens que nos chegaram de algumas visitas pascais no concelho.
Em Vila Cova de Tavares, na manhã do domingo de Páscoa e após a celebração Eucarística e procissão com o Santíssimo, acompanhado da Banda Filarmónica Boa Educação pelas ruas da localidade, teve lugar a Visita Pascal realizada por um grupo de paroquianos que, como já vem sendo habitual, vai de porta em porta anunciando a Ressurreição de Cristo.
Pela tarde, na localidade de Guimarães de Tavares, também um grupo de leigos procedeu à visita porta a porta, culminando no final da tarde com a celebração da Eucaristia na Capela de Santa Marinha.
Com a presença do seu pároco, Pe. Edson, também nas paróquias de Freixiosa, Quintela de Azurara e Cunha Alta a Páscoa foi celebrada com grande alegria e a ressurreição de Cristo foi proclamada pelas ruas das povoações, realizando-se assim o tradicional compasso.