SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2019/2020

DSC05577
Realizou-se na tarde do passado dia 13 de setembro, no Pavilhão Municipal de Mangualde a Sessão Solene de Abertura do Ano Letivo 2019/2020.
Na cerimónia estiveram presentes todas as “forças vivas” do nosso concelho, tendo presidido ao evento o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde em exercício, Dr. Elísio Oliveira. No decorrer da cerimónia foram também reconhecidas as prestações dos alunos dos Quadros de Excelência dos vários ciclos de ensino e entregues os prémios Rotary Clube de Mangualde, ao melhor aluno do ano. Como habitualmente, também o Crédito Agrícola distinguiu os alunos que se cotaram com as maiores médias na conclusão do Ensino Básico, do Secundário e do Profissional.
A exemplo do que tem vindo a acontecer em anos anteriores, também este ano, o Agrupamento de Escolas de Mangualde prestou homenagem a um dos seus docentes, o Professor Manuel Alves Figueiredo, pelo trabalho e dedicação que tem dedicado às Escolas de Mangualde.
A cerimónia foi ainda abrilhantada pela prestação da Orquestra +Música e pelo grupo de Ginástica do Agrupamento de Escolas de Mangualde.
Após os cumprimentos e agradecimentos aos presentes, Agnelo Figueiredo, Diretor das Escolas de Mangualde começou na sua intervenção por recordar a Professora que durante tantos anos apresentou a cerimónia de início de ano Letivo, Adelina Figueira, falecida este ano. De seguida referiu ainda uma outra pessoa ausente, o Dr. João Azevedo, reconhecendo todo trabalho e dedicação que durante anos prestou às escolas de Mangualde.
Salientou o papel da escola no dever de ajudar os alunos a crescer e a tornarem-se sempre melhores que a geração anterior, mas sempre claro, desde que os alunos assim o queiram, porque se estes o não permitirem, essa ajuda não será possível.
Cada aluno deve procurar saber naquilo que realmente é bom e depois sim, dedicar-se e progredir no que é bom, em seu favor, como objetivo de vida.
Agnelo Figueiredo deixou o desejo de que todos completem a escola, o secundário e possam ir para o superior.
Salientou ainda as áreas de excelência da Escola, a Orquestra, atualmente numa fase de transição, com Vitor Mendes a substituir o lugar do Professor Admar, e a Ginástica de Mangualde.
Destacou ainda Miguel Monteiro, aluno do Agrupamento de Escolas, que é para todos um exemplo, ao ser aluno do quadro de excelência e também, um atleta que tem alcançado grandes vitórias pelo mundo fora, sendo assim exemplo de preseverança.
O Diretor das Escolas, terminou deixando votos de um bom ano para todos.
Seguidamente o Dr. Marcelo, do Crédito Agrícola, apresentou os prémios da instituição e procedeu à entrega dos mesmos.
Após a entrega dos prémios Crédito Agrícola, José Tomás, Presidente do Rotary Clube de Mangualde, procedeu à entrega do Prémio Felismina Alcântara, que premeia o aluno com melhor desempenho, tendo antes, falado um pouco do movimento rotário e deste prémio que anualmente é entregue pelo clube.
A finalizar as intervenções, usou da palavra Elisio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal em exercício que na sua intervenção salientou a escola pública como pilar fundamental do Estado Social bem como, o papel central da escola na promoção da igualdade de oportunidades, sendo a escola o pilar do conhecimento e este a fonte da riqueza das Nações.
A importância da dignificação do papel do Professor e o papel das famílias na educação, foram aspetos também destacados por Elísio Oliveira.
O Presidente em Exercício, referiu também a força que a escola representa como aspeto de atratividade do concelho, fazendo um breve balanço dos investimentos feitos pela Câmara na escola em 2019 e plano para 2020, tendo sempre em conta o bem estar e o melhor ambiente para os alunos, estes, que são a razão de ser da escola e, como ponto de encontro entre a educação e a formação.
Após a cerimónia e em declarações à comunicação social, Agnelo Figueiredo referiu que está tudo pronto para este arranque do novo ano letivo, exceto os professores das atividades extra curriculares. A nível de funcionários “continuamos com a míngua de sempre. Fazemos uma gestão muito rigorosa, muito criteriosa. Não temos todos os funcionários que necessitávamos, mas, tentamos ultrapassar. A Câmara “deu-nos” agora 11 contratos de emprego de inserção, o que foi uma ajuda e que nos vai permitir lançar o ano com condições de segurança mínimas”, salientou.
Agnelo Figueiredo frisou ainda que “o grande desafio deste ano vai ser a transferência de competências para a câmara. Isso é que vai ser a grande batalha”. Poderá ser melhor, porque como referiu, “estarmos mais perto de quem financia, e é bom, mas também pode ser péssimo, porque a escola não pode ser tratada como um departamento da câmara, uma vez que tem necessidades no dia a dia”. “Terá que haver uma transferência de meios para a escola, para que esta funcione, porque senão não pode ser.”, acrescentou.
Estas alterações, vão permitir acima de tudo uma maior autonomia pedagógica às escolas.
Mais uma vez, os alunos do Agrupamento diminuíram neste novo ano letivo, tendo ficado sem alunos a escola de Abrunhosa a Velha e o Jardim de Infância de Contenças de Baixo. Ao todo neste ano, perderam-se 58 alunos, sendo que, atualmente, frequentam o Agrupamento de Escolas de Mangualde, aproximadamente 2250.