Mesa Redonda

Foto
Viseu-Região -20/30
Realizou-se no passado dia 30 de Outubro, no restaurante “Cortiço”, em Viseu, um almoço, cuja finalidade era discutir um assunto, com interesse para a região.
O “Cortiço”, que tem como lema a gastronomia tradicional, serviu um prato regional da época, arroz de míscaros, com cabrito e castanhas acompanhado de vinhos do Dão, oferecidos pela Quinta do Perdigão.
Estiveram presentes nesse almoço o Dr. Almeida Henrique, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Arquiteto José Perdigão, Grão-Mestre da Confraria dos Enófilos do Dão, Vanessa Chrystie, Pintora e Artista Plástica, Gualter Mirandez, Presidente da Associação Comercial de Viseu, Dr. Fernando Vale, escritor e historiador, Cónego Arménio Ferreira, Cónego da Sé de Viseu, Provedor Social e Diretor do Lar/Escola Santo António, Serafim Tavares, proprietário e diretor do Jornal Renascimento, Serafim Campos, proprietário do restaurante “ Cortiço” e o autor destas linhas.
Realço aqui o Dr. Fernando Vale, com uma vasta obra publicada e que tem uma parte dedicada à escritora mangualdense Ana de Castro Osório. Num curioso livro publicado sobre “Viseu de Portugal e Viseu do Brasil”, dá-nos a conhecer a cidade Atlântica do Estado do Pará, cujos emigrantes portugueses batizaram de Viseu.
No almoço referido, ficaram estabelecidas duas coisas: -uma semana gastronómica no “Cortiço” dedicada aos míscaros e às castanhas a decorrer de 25 a 29 de Novembro e outra, a mais importante, a realização de uma “Mesa Redonda” todas as últimas sextas feiras do mês.
Este encontro mensal tomou o nome pelo facto de se realizar na mesa redonda do restaurante, com capacidade para dez pessoas.
Nestes encontros, que terão sempre um, ou dois convidados especiais, tratarão de temas previamente escolhidos e que interessam à região. Temas debatidos e posteriormente dados a conhecer à Comunicação Social para conhecimento geral.
O proprietário e diretor do Renascimento, Serafim Tavares, foi convidado para fazer parte deste painel e o Jornal Renascimento será um dos meios para a divulgação do que se tratar.
Iniciamos dentro de um mês uma nova década. O mundo mudou! Para melhor? Para pior? Só o tempo o dirá. Mas, que vai ser diferente, ninguém tenha dúvidas. Os Fundos Europeus, 20/30, se bem aproveitados podem mudar muita coisa no Interior. E o Interior merece e está há demasiado tempo à espera, esquecido.
Há dias, publicando um artigo, sobre o meu amigo Fernando Vale, parodiando o seu nome, escrevi: -“Vale” a pena confiar!