O Pai Natal

Foto
O simpático velhinho de barbas brancas, vestido de vermelho debruado de pele branca, de barrete de dormir enfiado na cabeça, figura católica e pagã, tem muito pouco a ver com o Pai Natal dos tempos passados.
O verdadeiro S. Nicolau, personagem simpática, bondosa, calma, de enorme barbas brancas e que encarnou a lenda do Pai Natal, nasceu na Turquia, no século XIII.
Os dados históricos sobre a sua figura são escassos, mas abundam as lendas que o tornaram um dos Santos mais populares e conhecidos.
As suas relíquias foram transferidas em 1087 para Bari (Itália), mas actualmente repousam na América, na cidade de Nova York. É o padroeiro dos navegantes, comerciantes e das crianças. É ainda padroeiro da Rússia e da Lorena (França). Nos Países Nórdicos é conhecido como Santo Claus.
São Nicolau era um homem generoso e a comprová-lo está uma lenda passada na terra em que vivia.
Um pobre homem, amparo das suas três filhas, adoeceu. A desventurada família começou a sofrer grandes privações. Porém, uma noite, de grande invernia, alguém dessa família esqueceu, junto de uma janela, um par de sapatos. Miraculosamente, apareceu nos sapatos um cofre cheio de moedas de ouro. E esta surpresa repetiu-se durante três noites seguidas.
À terceira noite, a curiosidade era tanta, que as filhas do pobre homem, escondidas, puderam ver um velhinho, que após deixar as moedas, desapareceu velozmente, sobre a neve, montado num cavalo branco. Esse velhinho era S. Nicolau.
Assim, nasceu a lenda do Pai Natal, que originalmente se vestia de roupas variadas e coloridas, usava na cabeça uma coroa de azevinho, trazia na mão um copo de vinho e fumava cachimbo.
Por volta de 1930, na América, uma grande empresa multinacional, resolveu aproveitar nas suas campanhas publicitárias a figura do Pai Natal. Vestiu-o com roupas cujas cores eram as da sua marca e substituiu a coroa pelo barrete de dormir. E por força do dinheiro, do grande poder económico dessa empresa, tornou-se esta figura mundialmente conhecida, aproveitada e explorada. Um fenómeno de puro marketing a substituir a tradição.
Por seu turno, noutro país, na cidade de Greccio, na Itália em 1223, São Francisco de Assis, mandou fazer figuras em argila relacionadas com o Nascimento de Jesus.
Reconstituiu com essas figuras o Nascimento de Jesus, reuniu o povo para que pudesse compreender o cenário em que nasceu Jesus. Assim, nasceu o Presépio de Natal.
Como símbolo da Família, porque a Família é “Sagrada”.
Um Feliz e Santo Natal para todos!