Esta noite acordei com uma “breca” na barriga da perna. E demorou a sair, a maldita!

dr. raul
Há quem chame Breca às Cãibras.
Como e porque é que aparecem?
Raros são os que nunca tiveram uma cãibra. Mas o que é que se esconde por detrás desta brusca contração muscular, dolorosa e incontrolável?
O que é, na realidade, uma cãibra?
A cãibra é um fenómeno frequente e, contudo, pouco conhecido. O que se sabe é que a cãibra é uma contração forte de um músculo, que surge de forma brusca e se acompanha de uma dor bastante intensa.
As cãibras desencadeiam-se, muitas vezes, no quadro de uma actividade desportiva, impedindo o atleta de manter o seu esforço, tal o incómodo e dor que provocam. Para além deste caso típico, as cãibras são mais frequentes durante o período de crescimento, ou durante a gravidez; mas algumas cãibras aparecem sem alguma razão aparente, mesmo na cama, a dormir!
Porque é que aparecem as cãibras?
No caso das cãibras surgidas durante o esforço parece haver uma falha pontual da circulação sanguínea: o músculo é muito solicitado e não recebe a quantidade necessária de sangue às suas necessidades.
Outras causas podem, também, ser apontadas: como uma desordem metabólica (falta de cálcio, de potássio ou de magnésio) que influenciaria, de maneira negativa, a química que se desenrola num músculo durante o esforço. Mas, na realidade, os mecanismos precisos das cãibras permanecem ainda um mistério. Felizmente que, à custa de sofrer cãibras, os desportistas acabam por conhecer alguns meios de as evitar.
Como prevenir as cãibras?
Fazer um bom aquecimento antes do esforço, no mínimo de um quarto de hora, para aquecer todos os músculos. Assim, os músculos ficam melhor preparados e tornam-se mais eficientes.
Hidratar-se antes e durante o esforço. A falta de hidratação é um dos principais factores de risco de cãibras. Beba bastante água antes de iniciar o esforço e, tanta quanta queira, durante o mesmo.
Consumir, em quantidades suficientes, frutas e legumes. É a melhor maneira de assegurar as entradas de cálcio, potássio e magnésio.
Como reagir em caso de cãibra?
Se, apesar de todos os cuidados, a cãibra aparecer o que fazer?
Se está em plena actividade física, pare e dedique todo o tempo para se ocupar da cãibra. Estire o músculo afectado, docemente, mas de forma continuada. É doloroso… mas eficaz.
Massajar a zona afectada. Se a dor for muito intensa, pode aplicar-se um analgésico de superfície para a atenuar e continuar com as manobras de relaxamento do músculo.
As cãibras são, regra geral, benignas. Se elas se tornam muito frequentes, não deve hesitar em consultar o seu médico, que melhor poderá aconselhar.
E-mail: amaralmarques@gmail.com