Consequências do Brexit

Foto
Faço esta crónica dias antes da data de saída do Reino Unido da União Europeia.
Parto do princípio que tudo irá correr bem.
Se de facto a saída do Reino Unido for negociada, iniciar-se-á um período de tansição até 31 de Dezembro de 2020, período em que os britânicos continuarão a aplicar as regras europeias, mas sem representação nas instituições comunitárias.
Porém o “brexit” já tem repercusão na economia portuguesa.
Vejamos essa influência no sector do turismo, que é aquele que eu sigo mais atentamente.
O Algarve é o principal destino dos britânicos, seguido do eixo Lisboa-Cascais e depois a Região Centro. Deve-se isto ao bom clima de Portugal, a uma situação política estável, a uma percentagem bastante significativa de pessoas falarem inglês, um custo de vida mais baixo e a uma característica muito própria do povo português que é saber receber com afabilidade.
Para evitar maiores danos o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver uma campanha muito interessante no Reino Unido, um vídeo de um minuto, lançado em Abril de 2019 e que já tem 4,9 milhões de visualizações no You Tube. Esta campanha designada por “Brelcome”, trocadilho entre “brexit” e “welcome” chama a atenção dos ingleses para a isenção de vistos, um corredor especial, dedicado, nos aeroportos, reconhecimento das cartas de condução, etc. E termina com o “slogan” :- “Portugal cá estará, como sempre!”.
Vários “seminários”estão a ser realizados em várias cidades britânicas para salientar as vantagens de residir em Portugal. Num só dia, na cidade de Londres, houve uma adesão de 730 novos residentes.O ano de 2019, foi o ano com mais pedidos de autorização de residência dos britânicos, qualquer coisa como 8.349 cidadãos a declararem morada no território português.
Neste momento residem em Portugal 34.340 britânicos, terceira maior comunidade depois dos nascidos no Brasil e em Cabo Verde.
Espera-se que a taxa cambial, após a saída, não venha estragar tudo ficando desfavorável. Outra coisa também a ter em conta é que os “oportunistas”,de sempre , não aumentem o preço das casas em Portugal.
Portugal mantém com a Inglaterra a mais antiga aliança do mundo. Foi em 1373 que Eduardo III da Inglaterra e D. Fernando I de Portugal constituiram um tratado de “ perpétua amizade, sindicato e aliança”. O nosso país é o 31.ºcliente do Reino Unido e o 27.º fornecedor.
É a classe mais sénior do Reino Unido que procura Portugal. E Portugal preocupa-se que os cidadãos britânicos, neste país continuem a ter as mesmas facilidades que tinham quando eram cidadãos europeus.
Daí o “slogan” :- “ Portugal nunca vos vai deixar”.