Mangualde assinala Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

IMG_20200418_135545
“Serei o que me deres…que seja amor”, volta a ser o mote da campanha que assinala o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. O Município de Mangualde, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde e o Agrupamento de Escolas associam-se à iniciativa e, à semelhança de anos anteriores, promoveram uma campanha nesse sentido no site da Câmara Municipal de Mangualde e nas redes sociais, durante o mês de abril.
«O mês de abril é o mês dedicado à prevenção dos maus tratos na infância. Este ano subordinado ao lema: “Serei o que me deres …- que seja amor”. Nada mais verdadeiro. De facto, a criança será o que cada um de nós tiver para lhe dar. E se esse algo que lhe tivermos para dar for amor, então ela sentir-se-á melhor e mais feliz. Se o que lhe tivermos para lhe dar for segurança sentir-se-á mais aconchegada e tranquila num Mundo muito intranquilo e a viver situações jamais pensadas. Se o que lhe tivermos para lhe dar for mostrar – a ela e aos outros – que estamos alerta e que saberemos agir se disso necessitar, reconhecerá, a criança, que a sociedade continua parceira no seu bem-estar. A CPCJ de Mangualde, atenta ao perigo redobrado que hoje se vive e onde se exerce uma “parentalidade fechada em casa”, construiu um conjunto de materiais que divulgará nos sítios institucionais da autarquia e da instituição escolar. Presença, preocupação e afetividade com os mais desprotegidos são marcas de ação que devemos agendar para todos os dias. Não precisando sair de casa, bastando olhar e saber o que se passa em nosso redor. Sinalizando às autoridades, se for o caso.
O Presidente da CPCJ, Fernando Espinha”
De referir, que todos os anos a Câmara Municipal de Mangualde em colaboração com as várias entidades e instituições do concelho, assinalam esta campanha com várias iniciativas que, culminam sempre, com a realização de uma caminhada pelos alunos das escolas de Mangualde e a realização de um enorme laço azul no Largo Dr. Couto.
Este ano, apesar da impossibilidade da realização destas atividades tão marcantes, o Município e os demais envolvidos fizeram questão de não deixar passar o mês sem assinalar a data através do mundo virtual e da colocação do habitual cartaz na varanda da Câmara Municipal de Mangualde.
Ainda neste sentido, a CPCJ de Mangualde vem convidar a comunidade, para que no dia 30 de abril, todos ajudem a dar visibilidade à campanha “Serei o que me deres...que seja amor”, colocando um laço azul ou uma peça de roupa azul à janela ou varanda de casa.

Poema Mês Prevenção dos Maus Tratos na Infância:
 Contigo…
Cultivo a paz,
cultivo o amor,
a saúde, a segurança,
a liberdade e a confiança.
Contigo…
Seguro a tua mão,
liberto os medos,
conto os meus segredos
e aprendo a partilhar.
Contigo…
Afasto a crueldade
destruo a maldade
implemento a magia,
e vivo com alegria.
Contigo…
Ouço os silêncios,
relembro contos e histórias,
as minhas memórias.
Que emoção!
Ilusão, não!
Proteção de coração,
gritos sentidos,
olhares preventivos,
amigos…
Que sensação!
A emoção da proteção!
Conto contigo.
– José Miguel dos Santos Gonçalves Batista, 11º C, Nº 4