CONSULTÓRIO

dr. raul
OS SINTOMAS DA COVID-19 E OS DAS ALERGIAS DA PRIMAVERA
Cada dia que passa somos confrontados com as notícias sobre o novo Corona vírus e a doença que ele provoca, a COVID-19. Todos os dias aguardamos, com mais ou menos ansiedade e apreensão, os resultados dos testes positivos, o número de internamentos, os doentes em cuidados intensivos, os mortos…
Ultimamente, com mais insistência, a Direcção Geral de Saúde tem chamado a atenção para o aparecimento dos sintomas que estão relacionados com esta doença, o seu modo de aparecimento e o que deve ser feito em caso de suspeita… ou seja, ligar para a Linha de Saúde 24, ou para o Centro de Saúde ou para o 112 conforme a gravidade e o evoluir da sintomatologia.
Esta nova doença cursa com sintomas respiratórios bastante comuns, como a tosse, que podem fazer esquecer outras situações ou doenças respiratórias, também bastante comuns, e que, coincidentemente, surgem nesta altura do ano (a Primavera) em que as variações atmosféricas são muito variáveis e a estação polínica começa a entrar no seu apogeu.
Mas este vírus também apresenta outros sintomas semelhantes aos provocados por outros vírus, já bastante nossos conhecidos, como os vírus da gripe e outros vírus respiratórios comuns, responsáveis pelo aparecimento das vulgares constipações.
Nem sempre é fácil distinguir os sintomas de umas doenças dos de outras, em particular, nesta conjuntura em que, quem tosse ou espirra, ou se sente febril é quase sempre rotulado de portador de Covid-19.
E COMO OS VAMOS DISTINGUIR?
Em primeiro lugar lembrar que a causa de aparecimento destes sintomas, varia conforme a sua origem. No caso das alergias primaveris, estas não são mais do que as manifestações sintomáticas respiratórias resultantes de uma reacção alérgica, que é uma resposta do nosso sistema imunitário, à inalação de partículas ambientais, como sejam os pólenes, ou os ácaros domésticos! Se for uma gripe, ou uma constipação ou a Covid-19 o agente causador será um vírus
Uma das grandes diferenças entra a Covid-19 e as alergias primaveris é que este vírus não provoca a congestão nasal, com a obstrução, os espirros e o corrimento nasal tão característicos da rinite alérgica. Em contrapartida, as alergias não provocam febre, nem dores no corpo como acontece com a Covid-19.
Tosse seca: o sintoma comum
A tosse seca parece ser o sintoma comum entre a COVID-19 e as alergias de primavera.
Untitled
Em primeiro lugar é preciso ter em conta os antecedentes clínicos e, se a pessoa em questão, tem história de alergia primaveril e se agora, neste período do ano, começa com os sintomas de tosse seca e irritativa; o mais plausível é que se trate de um dos seus sintomas de alergia e não devidos à Covid-19. É certo que, mesmo que esteja isolado em casa e não tenha jardim nem zona exterior, os pólenes caraterísticos desta estação são capazes de entrar até por uma janela entreaberta. Assim, as reações alérgicas são perfeitamente possíveis de surgir. E o doente sabe bem como controlar com os anti-histamínicos, os seus sintomas.
Agora, se associadas à tosse surgirem também febre ou dores no corpo, então é possível estar perante um quadro de COVID-19 que deve ser, de imediato, comunicado à Linha de Saúde 24 (nº: 808 24 24 24).
E-mail: raul.amaral.marques@gmail.com