Um mês de maio diferente, mas Maria presente

Com a situação anormal que vivemos, em tantas das nossas comunidades não foi possível a oração do terço em comunidade, como habitual. Também em algumas aldeias, as habituais procissões de velas, acompanhando em oração o andor de Nossa Senhora de Fátima foram uma ausência sentida, apenas ultrapassada com o convite à oração em família, acompanhando as inúmeras transmissões online do terço, especialmente a do Santuário de Fátima.
Mas, não podendo andar os oratórios de casa em casa, como habitualmente neste mês, em cada casa foi entregue uma folha com a meditação dos mistérios para ajudar nesta oração familiar do terço.
Porque, mesmo no vazio do recinto do Santuário de Fátima, no dia 13, estavam presentes tantos corações. Porque mesmo cada um em sua casa, os cristãos não deixaram de viver este mês de Maria, este amor tão grande à Mãe, até nos terços e flores que em oração colocaram às postas das suas casas.
Porque em cada oração, em cada gesto de amor, Maria foi esta presença confortante, este pedido por tempos melhores.
E foram sentidas e tão acolhidas as palavras do Cardeal D. António Marto no dia 13 de maio, na homilia: “querida Mãe, queremos agradecer-te esta peregrinação interior, a luz, a esperança, a consolação, o conforto e a paz de Cristo que levas às nossas casas e aos nossos corações. Hoje fazes Tu o caminho da ida; o caminho da volta fá-lo-emos nós quando superarmos esta ameaça que no-lo impede. Voltaremos, sim, voltaremos: é a nossa confiança e o nosso compromisso hoje”.
Padre Nuno Azevedo