CONSULTÓRIO

dr. raul
GENGIBRE
Parece ter entrado no nosso quotidiano, quer como complemento alimentar, quer como suplemento dietético, quer, ainda, como auxiliar terapêutico.
O QUE É O GENGIBRE?
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta, originária da Ásia, cuja raiz é aproveitada como especiaria devido às suas características aromatizantes. No entanto, é muito mais que um simples condimento. A medicina chinesa e a ayurvédica utilizam o gengibre abundantemente na culinária e sempre o consideraram como um dos melhores remédios do mundo.
QUAIS AS SUAS PROPRIEDADES?
Na verdade, as propriedades do gengibre estão na sua raiz, cujos componentes principais são um óleo volátil e uma resina - a oleoresina. A raiz do gengibre, quando utilizada fresca, é caracterizada pelo seu sabor picante e um pouco amargo, bem como pelo aroma refrescante que liberta quando cortada.
Contudo, é mais comum encontrar a raiz seca, moída, sob a forma de um pó de cor amarelada.
Devido ao seu sabor, o gengibre é utilizado, maioritariamente, como condimento.
O GENGIBRE TEM-SE REVELADO, TAMBÉM, BENÉFICO DO PONTO DE VISTA TERAPÊUTICO.
Assim e, pelo facto dos seus componentes actuarem principalmente ao nível do aparelho digestivo, pode ser útil em casos de falta de apetite e digestões difíceis. Devido ainda ao seu poder carminativo ajuda a combater à flatulência e a impedir a formação de gases.
Através de vários estudos realizados ao longo deste século, verificou-se ainda que o gengibre é um eficaz antiemético, ou seja, útil em casos de enjoos, tanto provocados pelo movimento (viagens de avião, barco, carro, etc.), como originados por situações pós-operatórias. Para além disso e, por se tratar de uma planta cujos efeitos tóxicos são praticamente inexistentes, pode ser utilizado em casos de enjoos matinais durante a gravidez. Aliás, ao contrário do que sucede com certos medicamentos, a característica antimiética do gengibre não desencadeia efeitos secundários desagradáveis, como é o caso da sonolência.
Estão ainda descritas propriedades anti-sépticas e estimulantes da imunidade, pelo que a utilização da raiz do gengibre se pode revelar benéfica em casos de constipações e gripes, problemas circulatórios, dores de garganta ou inflamações, quer assimilado directamente, quer sob a forma de infusão.
Devido às suas características pungentes (picantes), o gengibre é também um estimulante circulatório podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés.
Os orientais costumam ainda aplicar compressas de gengibre sobre zonas dolorosas para aliviar dores articulares e musculares.
Para além de todas estas aplicações, o gengibre é ainda utilizado no fabrico de bebidas (ginger ale e ginger beer), licores, compotas, doces, bolachas e produtos cosméticos.
QUEM NÃO DEVE USAR O GENGIBRE
O Gengibre está contraindicado para pessoas alérgicas e para aquelas que utilizam remédios anticoagulantes, como a varfarina ou outros, porque pode aumentar o risco de hemorragias.
Além disso, pessoas com tensão arterial elevada e que usam medicamentos para controlar a tensão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.
Durante a gravidez, a dose máxima de gengibre deve ser de 1g por cada kg de peso, e por isso essa raiz pode ser usada em forma de raspas para aliviar os enjoos durante a gravidez.