ARMANDO GONÇALO LEMOS SANTOS, DE TRAVANCA DE TAVARES, VENCE CONCURSO DE EMPREENDEDORISMO DA CIMBSE

108216141_3242487255790612_2413574287944955607_o
Armando Gonçalo Lemos Santos, tem 16 anos e é natural de Travanca de Tavares, onde reside com seus pais, Srs. António Nelson Costa Santos e D. Cristina Maria Lemos.
No ano letivo que agora terminou, o Armando decidiu ir estudar para o Instituto de Gouveia – Escola Profissional, onde frequentou o curso CEF de Mecânica, manutenção automóvel e mecatrónica.
Armando Santos, começou pouco tempo após o início do ano letivo a demonstrar que se encontrava verdadeiramente empenhado e motivado, estava a estudar o que realmente gostava e lhe permitia ganhar interesse dia após dia. O seu empenho foi reconhecido no final do 1º período com a atribuição do “Diploma – Prémio de Mérito – Aluno da Turma”.
Além do estágio que o curso possibilita desde logo aos alunos, estes, tiveram ainda a possibilidade de desenvolver um projeto no âmbito do Concurso de Empreendedorismo “The Future is You”, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
Esta iniciativa da CIMBSE, que é composta por 15 municípios, insere-se no âmbito do Projeto “ATUA!”, projeto educativo de desenvolvimento de competências empreendedoras, cujo principal objetivo visa comprometer e envolver os jovens com a sua Região, empoderando-os com a capacidade de detetar oportunidades para criar respostas inovadoras e sustentáveis, que favoreçam a sua comunidade e valorizem o seu património. A iniciativa insere-se ainda no Projeto de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pela União Europeia ao abrigo do Centro 2020.
Armando Santos em conjunto com o seu colega António Figueiredo, contando sempre com a supervisão do professor Marco Gonçalves, desenvolveram um projeto que tem como finalidade facilitar a visualização dos monumentos a pessoas invisuais. O “Sentidos” consiste em duas tecnologias: uma apresentação áudio, a explicar os pormenores a nível arquitetónico e nível artístico; e a recriação do monumento em 3D, para que os utilizadores possam ver o monumento e os seus pormenores, por meio do tacto, ao mesmo tempo que ouvem a explicação áudio.
O projeto apresentado pelo Armando e seu colega, alcançou o primeiro lugar e pela sua utilidade, além do Município de Gouveia, tem já outros interessados no seu desenvolvimento e aquisição, tornando-se uma mais valia nas visitas guiadas a surdos e invisuais aos monumentos existentes nos vários municípios da CIMBSE.
A entrega dos prémios, decorreu na tarde do passado dia 14 de julho no Instituto de Gouveia, onde, com as devidas recomendações e precauções, se encontravam presentes os vencedores do concurso acompanhados de seus pais, bem como, o representante da Câmara Municipal de Gouveia, o Diretor do Instituto de Gouveia, os representantes da CIMBSE, o Professor de Curso e Diretora de Turma e ainda 3 representantes da direção da Escola.