COVID-19 LEVA AO CANCELAMENTO DAS FESTAS DE NOSSA SENHORA DO CASTELO

45587117_2191861887491486_6468751176237056000_o
Com o aproximar do dia de Nª Srª do Castelo, 8 de setembro e por forma a informarmos o melhor possível os nossos leitores, contatamos com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, Ten. Cor. José Tomás que nos remeteu o seguinte esclarecimento sobre a realização das Festas da Senhora do Castelo deste ano.

“Dada a situação atual em que nos encontramos, devido à pandemia do novo coronavírus, a Santa Casa da Misericórdia da Mangualde decidiu cancelar todas as atividades relacionadas com as festas da Nossa Senhora do Castelo 2020, mantendo apenas a recitação do terço no dia 07 de setembro, às 21h00 e a Celebração Eucarística no dia 08 de setembro, às 11h00, ambas com transmissão online via facebook através do meio de comunicação portal “ViseuNow”, permitindo assim que cada um possa acompanhar estas celebrações em segurança, a partir de casa. A Romaria da Nossa Senhora do Castelo vai assim festejar-se em formato virtual.
O dia dedicado à Nossa Senhora será, como sempre foi, o dia mais importante da festa e será marcado no dia 8 de setembro com a celebração litúrgica no interior da Ermida, de forma presencial limitada, de acordo com o rigoroso cumprimento das normas de segurança de saúde, difundidas pela DGS.
Nos dias 07 e 08 de setembro a Ermida estará aberta para visitação, porém o acesso ao seu interior será condicionado pela aplicação das medidas de saúde pública. Caberá à Santa Casa da Misericórdia de Mangualde garantir, entre outras medidas, o controlo de acessos ao interior da Ermida, de forma a que o numero de pessoas no seu interior nunca exceda o autorizado pelas autoridades de saúde.
Para além da visitação à Ermida, a realização das tradicionais merendas também será possível, num formato que garanta a segurança de todos, nomeadamente distância de segurança entre os diferentes grupos de romeiros/convivas e com grupos de pessoas/famílias mais pequenos.
Estas decisões que, no momento, se afiguram as mais prudentes, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências, foram tomadas tendo em conta o potencial risco para a saúde pública que estes eventos representam, ao reunirem um elevado número de pessoas.
Efetivamente é um momento delicado e que nos obriga a alterações da dinâmica institucional em prol da salvaguarda da saúde e segurança de todos.
Assim, acreditamos que toda a Comunidade compreenderá a deliberação da Misericórdia de Mangualde face a esta situação, sendo nossa pretensão que a realização deste evento seja retomada, em pleno e com segurança, no ano de 2021.”