IMAGINANDO

francisco cabral
PARTE 79   
Após um tempo de ausência, estimados leitores invoco novamente a minha presença, para junto de vós continuar a escrever e também em parte para os que desconhecem, uma imagem da Sintra mística.
Uma lenda, relacionada com a fundação do Convento das memórias da Ordem, (Convento dos Capuchos) hoje em fase de remodelação, conta que El-Rei D.João III,  em plena caçada numa mata, propriedade da fidalguia onde só a realeza e seus convidados podiam entrar, a meio da manhã e debaixo dum Sol escaldante, sentiu necessidade de se refugiar numa pequena Gruta.
Dado o grande cansaço, El-Rei adormeceu. Durante o sono, sua mente vagueou por campos obscuros e  como contemplado pela Providência Divina, teve a visão da Sagrada Cuz de Cristo, venerada por uma falange de Anjos.
Ao acordar, recordou-se do sonho e da bênção dada pelo Divino. Num choro desmedido contou aos seus súbditos, entre os quais D.João de Castro, proprietário daquela coutada. Foi tanta a  alegria,  que considerou esta visão, como imagem futura a ocorrer durante o seu reinado.
Continuando, e embora possamos considerar como verdadeiro, consta-se que D. João de Castro viria a fundar o Convento dos Capuchos nesta sua propriedade, de nome Quinta da Piedade.  
Ainda e erroneamente, os Monges que habitaram este Convento não estavam completamente reclusos, como nos relatam alguns escritos. Muitas vezes eram vistos na Vila de Sintra a pedir esmola e como contrapartida, a população lhes reclamava um pedido de ajuda, para chamarem a chuva.
Então eles desciam em veneração, da igreja na  Quinta da Piedade em preces e descalços em direção à Ermida de Santo António, situada no Penedo, local já anteriormente mencionado pelas suas festividades, tendo como ponto culminante o sacrifício ao touro, felizmente abolido pelas autoridades.
Continuando Serra abaixo e percorrendo redondezas, suplicavam aos céus que a água inundasse os campos desta região, regressando já noite cerrada ao Convento.
Várias lendas e factos tomados como verdadeiros, foram fundamentando a história do Convento dos Capuchos, que noutros capítulos irei descrever-vos.
Continua