DR. ALEXANDRE ALVES

Foto Dr. Alexandre Alves
O Historiador - O Investigador

Mangualde pode orgulhar-se deste nome.
Alexandre José Alves Rodrigues nasceu em Mangualde em 8 de Dezembro de 1921, filho de Ernesto José Alves e de Amélia de Jesus Rodrigues.
Foi batizado pelo padre Vitorino Marques, na Igreja de S. Julião em Mangualde, em 21 de Março de 1922. Em 2021 comemora-se o seu centenário de nascimento. Faleceu em 28 de Dezembro de 2008.
Iniciou os seus estudos académicos na Escola Primária de Mangualde. Frequentou o Seminário Médio de Viseu, o Seminário de São José de Fornos de Algodres e o Colégio da Via Sacra em Viseu.
Em 1935/36 frequentou o Liceu Nacional de Viseu (actual Escola Secundária Alves Martins), regressando a Mangualde em 1936 para frequentar o Colégio de São José onde termina os estudos liceais.
Vai para Lisboa e ingressa no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.
Casa em 1 de Dezembro de 1951 na Igreja Matriz de Santiago de Cassurrães com a Professora D.ª Camila Maria Martins natural de Contenças/Gare.
Em breve se embrenhou nos estudos da História. Bebeu na fonte do Abade de Rabaçal e tornou-se investigador.
Desenvolve a sua paixão pela História e pela Arte. Passa os seus tempos livres no Arquivo Distrital de Viseu, onde conhece o escritor Aquilino Ribeiro e em pesquisas na Biblioteca Municipal de Viseu.
Leu e transcreveu milhares de livros e documentos avulsos manuscritos, sem dificuldade dado ser perito em Paleografia.
Contacta com muitos investigadores, marcantes na época, com quem troca informações e reflexões, entre os quais o Dr. Alexandre Lucena e Vale, Director da Revista Beira Alta, que mais tarde substitui, dirigindo a prestigiosa Revista ao longo de 28 anos.
Conhece o Dr. José Coelho, figura maior nos estudos históricos em Viseu. Consulta vários Arquivos (Câmara Eclesiástica, Museu Grão Vasco, Misericórdia de Mangualde e Viseu), onde procura documentação histórica.
Tem acesso a Arquivos pessoais (Casa de Anadia, Maximiano de Aragão), Fundos Paroquiais de Confrarias e de Irmandades.
Com todo este estudo e trabalho trouxe à estampa milhares de documentos inéditos.
O seu fascínio pela História e pela Arte levam-no a conhecer a nossa História e o nosso Património, principalmente da sua terra natal - Mangualde.
Procura evidenciar a sua Província, a Beira Alta, realçando o seu Património e a sua História.
A sua sede de saber, a sua curiosidade levou-o à Etnografia, à Arquitectura e à Arte.
A Arte é tudo - tudo o resto é nada, assim dizia Eça de Queiroz.
Escreveu e deixou uma vastíssima obra. Uma obra séria, escrita com rigor, exactidão e objectividade.
Deixou muitos livros e muitas Crónicas em vários jornais e revistas.
Em 1961 publicou no Jornal Renascimento :- Nossa Senhora do Castelo”. E nos anos de 1961 a 1964 Crónicas intituladas :- “ Mangualde de Outros Tempos”.
Por tudo o que fez pela sua terra - Mangualde- é merecedor de ter o seu nome na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.
Ao Dr. Alexandre Alves, o nosso Bem Haja
A.F.