VINDIMAS 2020

12042666_760119384113980_4829480286674769712_n
O resultado duma época de trabalho na vinha culmina com a vindima, que por norma, tem lugar no mês de setembro. Umas vezes, mais no início do mês, outras mais no fim, sempre dependente das condições climatéricas decorrentes.
Falamos com o Engº António Mendes, da Adega Cooperativa de Mangualde, que nos deixou um aspeto geral das vindimas 2020.
A maturação decorreu normalmente, sendo que a ocorrência de altas temperaturas e vento seco na primeira semana de setembro adiantou a maturação. No entanto, as vindimas decorreram na segunda quinzena de setembro como é habitual. O número de dias, neste caso particular da Adega de Mangualde, para a colheita também esteve dentro dos dias habituais tendo decorrido num espaço de 11 dias. Quando questionamos se a COVID 19, influenciou, nomeadamente no número de trabalhadores, as vindimas deste ano, o Engº António Mendes referiu não existirem para já indicadores para avaliar a falta de pessoal na colheita.
Em relação à qualidade, as expectativas para a colheita de 2020 são altas, uma vez que as uvas rececionadas se encontravam num excelente estado sanitário e com uma excelente relação açucar/ácidos. As temperaturas da vindima foram amenas o que também contribui para boas fermentações, daí os resultados obtidos nos primeiros mostos indicarem um excelente ano.
Comparativamente com ano anterior, a campanha deste ano terminou para a Adega Cooperativa de Mangualde com uma quebra de 28% que se deve essencialmente às geadas ocorridas no dia 1 de Abril e em alguns casos pontuais a problemas fitossanitários. Também os ventos referidos anteriormente, contribuíram para uma desidratação do cacho e consequente diminuição de peso.
Os efeitos que a Covid 19 teve na área dos vinhos, particularmente na Adega de Mangualde, também mereceram a nossa atenção, e neste campo, o Engº Mendes referiu que efetivamente existiu uma quebra nas vendas dos vinhos engarrafados. Salientou ainda, que já anteriormente em outras ocasiões se viveram cenários idênticos e houve necessidade de reagir e duma nova adaptação ao mercado. Atualmente a Adega tem controlado a questão dos stocks de vinho e vai acompanhar o mercado para perceber a melhor forma de o valorizar, convertendo-se este aspeto, numa mensagem de esperança e tranquilidade aos associados da Adega Cooperativa de Mangualde.