CONSULTÓRIO

dr. raul
ESTAMOS EM PLENA PANDEMIA!
Não há dúvida! Os números da COVID aumentam assustadoramente!
E entrámos no Outono, acabaram as férias, começaram as aulas, abriram os infantários e a vida laboral vai ter que continuar!
Num ano vulgar (sem epidemias ou pandemias) esta é a altura do ano em que costumam começar as constipações, as infecções respiratórias onde se inclui a Gripe!
A verdade é que estamos a viver um tempo diferente: anda por aí o Corona vírus! E, por isso mesmo, penso que esta época de Outono/Inverno poderá ser diferente das anteriores.
E tudo vai depender de Nós: de Nós cidadãos, pessoas individuais, e da Sociedade, em geral!
Se cada um de nós levar a sério as medidas de contenção, como o uso correcto da máscara, as medidas de higiene, o manter o distanciamento físico em relação às outras pessoas, o risco de contágio, não só deste Corona, como de outros vírus respiratórios - incluído o da Gripe – ou bactérias, diminuirá de uma maneira significativa.
Se assim for, e espero que assim seja, manifesto o meu optimismo em relação a esta época do ano! Espero que aconteçam menos constipações, menos infecções bacterianas, menos viroses respiratórias comuns, menos Gripe… e menos Covides!
Mas, é necessário, também, levar uma vida saudável sob o ponto de vista alimentar, nunca descurando a actividade física e tentando manter, também, em boas condições, a saúde mental e espiritual!
Outro aspecto é o da prevenção das infecções bacterianas e virais!
Principalmente para os mais idosos, para os portadores de deficiências da imunidade, para os debilitados torna-se imprescindível recorrer à VACINAÇÃO: seja contra as infecções respiratórias bacterianas banais, seja contra as pneumonias, seja contra as infecções respiratórias virais, como as constipações ou a gripe.
Para isso é muito importante que, atempadamente, recorram ao seu Médico no sentido de este lhes prescrever a imunoterapia adequada e que pode ir da administração, por via oral, de lisados bacterianos, à vacina contra a Pneumonia e, fundamentalmente, à vacina contra a Gripe.
Temos de saber viver com esta adversidade, adaptarmo-nos da melhor forma, protegermo-nos dos outros e proteger os outros, cumprir as regras da Autoridade de Saúde, não estar à espera de uma vacina contra este vírus, porque não vai aparecer nos tempos mais próximos, não entrar em descontrole ou em pânico com o aparecimento de notícias alarmantes e/ou contraditórias, não tomar por verdades todos os vídeos ou textos que surgem nas redes sociais, a maior parte das vezes apenas expressam pareceres sem qualquer fundamentação científica, ou são lá postos para causar dúvidas ou o pânico entre as pessoas! Não há dúvida que pior que a COVID é o COVIDIZER (que ouvi dizer…)!
Tenhamos todos, acima de tudo, MUITO BOM SENSO!