Vacinar para prevenir: um investimento para a Saúde!

Ana Cruz
Muitas são as doenças que são evitadas pela vacinação e em 2020 foram integradas mais 2 vacinas no Plano Nacional de Vacinação (PNV), sendo comumente conhecidas por vacina contra a meningite B e vacina contra o vírus do Papiloma Humano, ou HPV.
Cerca de mais de 14 doenças são contornadas graças à vacinação, gerando uma segurança individual e coletiva apenas conseguida pela vacinação! Ninguém, hoje em dia, conceberia ver um filho, ou uma avó sofrer de tétano (sofrimento atroz com contrações musculares\ espasmos que dificultava a abertura da boca e em última instância rigidez corporal que podiam formar um arco da coluna, recurvando a cabeça e calcanhares para trás e tronco para a frente) ou difteria (inchaço da garganta quase repentino acompanhado de tosse que muitas vezes finalizava em asfixia devido à obstrução das vias áreas), mas infelizmente muitas lágrimas correram devido à impotência de observar os familiares ou amigos chegados a perecer por estas doenças e outras que fazem parte da memória fatídica dos mais antigos.
Numa altura em que os serviços de saúde eram resumidos a um punhado de parteiras, curandeiras, médicos que se sacrificavam em tratar sem meios e que os hospitais estavam localizados nas cidades com difíceis acessos, não era inédito permanecer em casa com intuito de recuperar de uma mazela que se esperava fácil recuperação. Numa altura em que a morte fazia parte de um ciclo da vida e era aceite a sua inevitabilidade perante uma doença complicada. Numa altura que a tecnologia ainda estava embrionária na área da saúde, muito foi o sofrimento de quem era doente e de quem assistia, quer como cuidador quer como familiar ou amigo. Numa altura em que a espiritualidade era o conforto para chegar ao final, nunca se imaginaria que uma simples picada num braço poderia debelar tanta agonia e aflição. De fato, até considerariam desrespeitoso repudiar uma agulha que acautelava uma doença, perante os acontecimentos vividos por si e por outros. Iriam enfaticamente condenar quem diz: “Se a Teresinha não se portar bem leva uma pica”. Iriam corrigir furiosamente, dizendo: “Se meu Alfredo tive sido picado, ainda estaria cá hoje ao meu lado”
Desde o principio de outubro o PNV ficou mais completo, sendo de valorizar não só a diminuição da despesa dos pais – em média os custos das vacinas introduzidas variavam entre 60 a 95 euros!, cada injeção – como também associar a prevenção no Cancro do Colo do Útero através da vacinação dos rapazes nascidos a partir de 2009. O HPV é transmitido via contato dérmico, gerando verrugas ou “cravos”, podendo estas lesões evoluir para cancro nomeadamente na região oral e genital. Por existir uma grande incidência de cancro do útero nas mulheres, deu-se preferência à sua vacinação, no entanto tal só acontecerá se o parceiro for portador de HPV. Por isso previna o futuro da sua filha ou sua futura nora!