Mangualde e a modernização da Linha da Beira Alta


A Linha da Beira Alta, que passa pela Cidade de Mangualde, é a principal ligação ferroviária à Europa.
Faz parte da Rede Transeuropeia de Transportes, integrando o Corredor Ferroviário de Mercadorias n.º 4.
Esta importante linha de Caminho de Ferro, inaugurada em 1882, há 142 anos, liga a Estação da Pampilhosa, na linha do Norte (Lisboa / Porto) e Vilar Formoso, estação fronteira com a Espanha, numa extensão de 202 Kms. É um linha de via única, alguns troços duplicados, de bitola Ibérica e últimamente electificada. Ao longo da linha tem 12 túneis e várias pontes e a sua construção beneficiou uma Região de forte densidade populacional, um grande número de indústrias, fiação e tecelagem, mercadorias agrícolas, gado e vinho.
Mangualde deve o seu incremento ao caminho de ferro e ao escoamento para o País e para a Europa dos lanifícios reunidos nos seus armazéns, que praticamente desapareceram.
Diminuiu bastante nos nossos dias o movimento de combóios nesta importante linha, mas em 1996 era de 30 comboios de passageiros e mercadorias por dia.
Passam nesta linha e com paragem obrigatória na Estação de Mangualde , os dois comboios mais importantes do País, o “Velhinho” “Sud Express”, que liga Lisboa a Paris e o “Lusitânea Express”, ligando Lisboa a Madrid.
Após promessas, ainda não cumpridas, de recuperação da “Ferrovia”, que representa o futuro na mobilidade, foi anunciado o projecto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e do Centro de Portugal com a Europa por Caminho de Ferro, utilizando a Linha da Beira Alta. O objectivo é viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competividade da economia nacional.
Todo este programa e as respectivas empreitadas de modernização têm uma taxa de confinamente de 85% através dos Programas Europeus.
Uma grande oportunidade que não se pode perder.
Este vasto Programa inclui a criação de uma ligação directa entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, na Estação da Pampilhosa.
Troço Pampilhosa / Santa Comba Dão ( 34Kms)- 80 milhões de Euros. Santa Comba Dão / Mangualde (40 Kms) - 112,2 milhões de Euros.
Alterações nas Estações de Mortágua, Gouveia e Fornos de Algodres para cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento. Entre Mangualde e Celorico da Beira (34 Kms), modernização do troço ferroviário, com requalificação integral - (103 milhões de Euros).
Está prevista a supressão da passagem de Moimenta / Alcafache e construído um desnivelamento.
Com todos estes investimentos na melhoria da Linha da Beira Alta, pretende-se potenciar o transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e Espanha.
O Concelho de Mangualde tem o que outros gostariam de ter, mas não têm. Por isso os responsáveis políticos, os futuros, já que breve vamos ter eleições autárquicas, devem ponderar como se vão posicionar perante este novo panorama.
Mangualde, desde há muito que pode e deve ser, uma plataforma logística, da Região já que dispõe de infra-estuturas especiais para o poder ser.
Para isso precisa de ter à frente dos seus destinos pessoas determinadas, com visão estratégica, verdadeiro espírito de empreendedor.