CONSULTÓRIO

ENTRÁMOS NO OUTONO E, OFICIALMENTE, ENTRÁMOS NO TEMPO DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS
E, neste ano de Pandemia viral, mais perigosas se podem tornar as infecções respiratórias.
Não há dúvida que o Outono entrou na altura certa do calendário. E, o Outono vai, inevitavelmente, trazer consigo as doenças próprias da sua época: é chegado o tempo das tosses, dos espirros, das dores de garganta, do nariz obstruído, da voz nasalada, da febre, das bronquites, das pneumonias e da gripe! Acrescentando, a tudo isto, o risco de infecção provocado por este vírus pandémico: o SARS COV2.
Mas pode ser que, este ano, as coisas não sejam, assim, tão lineares. É que esta pandemia da Covid 19, trouxe novas regras de vivência: obriga ao uso de máscaras respiratórias, promove o afastamento físico entre as pessoas, dita uma série de medidas que, se cada um as cumprir, serão uma forma muito eficaz de evitar a propagação das doenças infecciosas respiratórias e, deste modo podermos ter um Outono-Inverno não tão complicado!
O que devemos fazer para as evitar?
É sempre melhor prevenir que remediar. No período em que vivemos apenas uma coisa é certa: cada um tem de fazer por si, e aconselhar os outros, no cumprimento das regras sociais amplamente difundidas pela Direcção Geral da Saúde e impostas pelo Governo! Seja no uso correcto das máscaras sempre que saia de casa, ou no resguardo social, não saindo de casa, a não ser por necessidade, evitar deslocações para fora da zona da residência, manter o afastamento físico de 1,5 a 2m, mesmo com os membros da família que não morem na mesma casa!
Mas devemos, também, procurar ter um papel pró-activo no evitar destas infecções e isso só se vai conseguir mantendo-nos o mais saudáveis possível, os doentes crónicos tomando a medicação de forma correcta, praticando alguma actividade física, tendo cuidado com a alimentação e fazendo a vacinação aconselhada pelos médicos e serviços de saúde!
Estamos na época ideal para a vacinação contra a gripe e contra a pneumonia! Até ao final do ano a vacinação deve ser feita a todas as pessoas em risco: as que têm mais de 65 anos, os portadores de doenças crónicas, os doentes submetidos a tratamentos que interferem com a imunidade e as grávidas.
Tem havido muita preocupação devido à falta das vacinas contra a gripe, quer nas farmácias, quer nalguns Centro de Saúde! Penso que as vacinas vão chegar para todos… e temos, ainda, bastante tempo até que chegue a época da gripe. Inscreva-se na sua farmácia ou no Centro de Saúde e aguarde!
Entretanto, e se pertence a um grupo de risco, deve vacinar-se, também, contra a pneumonia!
Ao ficar vacinado contra a gripe e a pneumonia pode evitar que a Covid não seja um factor de complicação e o doente não venha a ter, simultaneamente, “covipneumonia” ou “covigripe” o que seria, realmente, uma complicação séria!
Por favor, VACINE-SE.