
Um dos temas mais desvalorizados é a falta de sono ou a pouca qualidade do mesmo. De fato, surgiu uma corrente prevalente de considerar que dormir era o desperdício para atingir o sucesso. Até se glorifica quem dorme 3 horas noite, como se o mundo apenas funcionasse graças a esses “deuses”!
“O presidente Marcelo Rebelo de Sousa apenas dorme 3 horas, como ele consegue?” Pois! Lá estamos nós a comparar com os extremos! Ainda me lembro do Sr. Prof. Marcelo atirar-se ao Tejo como se fosse nadar 100 metros numa piscina olímpica, enquanto havia uma grande probabilidade de contrair hepatite ou outras doenças que lá “flutuavam” ! Agora questiono, é importante para si nadar no Rio Tejo?
Durante os momentos de escuta, ouvimos cunhadas, irmãs, amigas a queixarem-se da lida doméstica madrugadora que não conseguem atingir como as tuas conterrâneas “Veja lá, que chega a passar a ferro e lavar o chão às 4 da manhã, só porque não tem sono! Depois só oiço que sou preguiçosa porque durmo…”. Definitivamente as quezílias familiares são pouco salutares para a saúde psicológica e mental, e pior ainda quando há especulações! Ser uma fada do lar, não deve prejudicar uma boa noite de sono. E quando tal acontece, de forma sistemática, leva uma necessidade de medicação para induzir o sono, e a longo prazo a medicação para a provável depressão que está oculta perante tanta tarefa e atividade! Fala-se de toxicodependência como um comportamento aliado a decisões irracionais na juventude, no entanto há um grupo de pessoas que estão totalmente dependentes do comprimido noturno para repor o sono! Na verdade, apenas são coniventes com o tratamento prescrito por um profissional de saúde, logo fornecendo um manto de impunidade moral e legitimidade técnica. Mas o cerne da questão é: O sono é importante para quê?
A alteração da consciência promovida pelo sono, faz com que certos estímulos externos (som, cheiro entre outros) sejam atenuados, resultando num relaxamento muscular diminuindo os gastos energéticos do corpo\ metabolismo. Todo este processo tem por objetivo gerar uma “limpeza” física e cimentar as experiências psicológicas, no fundo é renovar energias garantindo um melhor equilíbrio, melhor saúde!
Dormir faz parte da nossa Natureza, colocar obstáculos apenas colocar mais problemas de saúde: evite trazer problemas para a hora de dormir; desligue a televisão, telemóvel; tente relaxar criando rotinas como ler um livro, estar em silêncio consigo próprio. Acima de tudo saiba cuidar de si!