EDITORIAL Nº 787 – 15/11/2020

Uma saudação muito especial aos nossos idosos
Há dias numa conversa telefónica, informal, ao fim da tarde, com o Dr. Elísio Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, falavamos sobre o Jornal Renascimento e a sua importância no Concelho.
Dizia-me ele, que nas múltiplas visitas que fazia aos lares e aos centros de dia, o Jornal era muito acarinhado, lido e apreciado e às vezes até disputado.
Pensando nestas palavras, imediatamente surgiu no meu espírito a necessidade de, agradecer e de dedicar algumas palavras aos “nossos maiores”.
Lembrei-me de há já muitos anos ter estado em África, na Guiné Bissau, em serviço militar e de durante dois anos ter convivido, no mato, bem longe da Capital, com uma tribo, os Fulas, que praticavam o Islamismo.
E recordo as reuniões que “Os Homens Grandes”, debaixo de frondosa àrvore, vestidos com as suas túnicas, brancas, azuis e negras, discutiam os assuntos da aldeia. Havia um grande respeito por “estes maiores”, anciãos, experimentados pela vida, senhores de uma grande sabedoria.
Porém, nas modernas sociedades ocidentais, os jovens já não demonstram respeito pelos seus progenitores. Uma sociedade que caminha em muitos sentidos errados, desde o respeito pela natureza, sociedade pouco solidária, egoísta e desprendida de valores.
Em meu entender, vale o que vale, faz muita falta nas escolas as disciplinas de religião e moral. Esta disciplina, não é para cativar “beatos”! É antes e acima de tudo para incutir valores nos jovens que se preparam para a vida. Pode ser opcional, mas nunca erradicada.
Aliás, os Valores do Homem são universais, ou pelo menos devem sê-lo.
Esquecem-se os jovens de hoje, que serão os futuros velhos! E o povo, na sua sabedoria, milenar, criou um provérbio que poucos recordam:- “Filho és, Pai serás, assim como fizeres, assim acharás”. Nada mais verdadeiro. Quem não respeita os seus e os outros, não pode esperar respeito.
Não vai ser brilhante o futuro que os espera, infelizmente.
O Jornal Renascimento, também um “velhinho” de 93 anos, com uma grande história e muita vida, sempre jovem, quer ser um elo de ligação do Concelho de Mangualde aos seus leitores, levando até eles o que de mais relevante se vai fazendo.
E, há uma página muito especial. Aquela que infelizmente tem de relatar aqueles que partiram, que nós amamos e recordamos com imensa saúdade. Essa página faz-nos pensar que a vida tem um fim e que devemos aproveitar o tempo em que estamos em pleno, para praticar as acções que dignificam o Homem.
Em meu nome pessoal e no do Jornal Renascimento, envio um forte abraço, uma saudação muito especial a todos os idosos do Concelho de Mangualde, com os desejos de muita saúde e uma vida feliz. Obrigado pelo vosso carinho e apreço.