EDITORIAL Nº 789 – 15/12/2020

Festas Felizes
Este Natal vai ser festejado de forma bem diferente do que era habitual.
Mas, não é a pandemia que nos vai tirar o espírito de Natal. Pandemia que nos bloqueia os afectos, esmaga a economia e nos cria desânimos para o futuro. Mas o Natal é a festa da Família e a Família é Sagrada.
Os pequenitos andam irrequietos à espera dos presentes. Escrevem as cartas ao Pai Natal e ao Menino Jesus e na sua inocência esperam que os sapatinhos se encham de brinquedos e de sonhos.
É esta a magia do Natal! Festa festejada em todo o mundo por cristãos e não cristãos.
Esta festa originalmente destinada a celebrar o Nascimento do Deus Sol (Solstício de Inverno), foi no Sec. III aproveitada pela Igreja para comemorar o Nascimento de Jesus Cristo de Nazaré.
Natal, tempo de partilha, de dar e receber. Tempo de olhar para os outros, principalmente para aqueles que sofrem. E nesta altura há muita gente a sofrer.
Também tempo de doces, de rabanadas e bolo rei. E de chocolates. Dizem os entendidos que comer um quadradinho de chocolate faz bem, é como ter um pedacinho de céu na boca a derreter. E o chocolate ajuda a melhorar o humor, diminui a ansiedade e o mundo parece mais bonito. Mas, não está! O mundo está feio e tem cortado a felicidade a muita gente.
A nossa grande preocupação coloca-se nas pessoas. Porque só as pessoas nos interessam. Os seus problemas, o quotidiano, as suas dores e o seu futuro.
Este é o Pensamento do Jornal Renascimento. E trabalhamos nesse sentido.
E neste Natal, que devia ser da Família toda reunida e não pode ser, resta-nos uma longa lista de desejos. Sabemos o que nos falta, mas não sabemos como lá chegar.
Como ninguém tem o dom de adivinhar o futuro, fazem-se prognósticos, exercícios de imaginação a dizer como será o mundo daqui para a frente. Mas, isto, muitas vezes só serve para desorientar. O futuro, verdadeiramente, ninguém sabe.
Mas, todos nós desejamos que seja diferente, para melhor.
O Jornal Renascimento, uma publicação feita por portugueses em Mangualde, para portugueses em todo o mundo, como muito bem disse Sua Excelência o Senhor Presidente da República na Mensagem de Natal que escreveu especialmente para este Jornal, publicada na Edição de 1 de Dezembro, envia a todos os seus leitores, os mais ardentes votos de Feliz Natal, Festas Felizes e Muita Saúde.
E muita Esperança no Futuro!