CONSULTÓRIO

A BOA ALIMENTAÇÃO FAZ OS BONS DENTES!
Todos sabemos que a escovagem dos dentes, pelo menos duas vezes ao dia, e as visitas regulares ao dentista são indispensáveis para ter bons dentes, mas a alimentação tem, também, um papel muito importante!
Para os seus dentes é preferível comer chocolates e não fritos – é verdade, o chocolate, sendo rico em flúor e em fosfatos, participa na prevenção das cáries, dando preferência ao chocolate negro.
É preferível mascar uma pastilha elástica sem açúcar a um rebuçado, também sem açúcar – a mastigação é benéfica para os dentes porque acentua a salivação. A saliva limita a desmineralização do esmalte dos dentes e permite uma autolimpeza das superfícies dentárias.
Os rebuçados, melhor mastigar que chupar – o tempo de contacto dos dentes com o açúcar é muito importante. Quanto mais tempo, pior. Convém, assim, evitar chupar os rebuçados e ter em atenção que os caramelos se colam aos dentes.
No final duma refeição é preferível queijo à fruta - o queijo contém cálcio e flúor, elementos que protegem os dentes do ataque dos ácidos. Por isso não se devem comer frutos. Sendo assim é preferível a sequência sobremesa e queijo do que queijo e sobremesa.
As bebidas gasosas e açucaradas devem ser bebidas por uma palhinha – beber com palha permite limitar o contacto dos ácidos com os dentes e a erosão do esmalte.
É preferível comer o pão durante as refeições em vez de fora delas – os alimentos ricos em amido, como o pão, levam à formação de ácidos pelas bactérias da placa dentária. Não se deve excluir este alimento, mas evitar o seu consumo fora das refeições.
Ao deitar é preferível beber um copo de água a um copo de leite – o leite contém lactose (glúcido). Os alimentos contendo glúcidos contribuem para a formação de cáries dentárias. Portanto, antes de se deitar devem lavar-se os dentes e, se depois se beber, que seja água.
As crianças que não tomam o pequeno-almoço têm mais cáries dentárias – se não tomam o pequeno-almoço têm fome durante a manhã e são levados a petiscar… habitualmente alimentos que se colam fortemente aos dentes e que ficam mais tempo na boca. O ideal para favorecer o aparecimento das cáries!
Em caso de apetite súbito deixe-se tentar por um caramelo e não por um bolo seco ou um aperitivo salgado – os bolos secos e os frutos secos estão carregados de amido, um glúcido que adere fortemente aos dentes. O caramelo também contém açúcar, mas dissolve-se mais rapidamente na boca.
Em conclusão, é preciso saber que existem alimentos que são mais benéficos para os nossos dentes, do que outros. Mas que não devem ser eliminados da nossa dieta. Pelo contrário! A regra é aumentar ao máximo a sua diversidade e limitar os excessos, corrigindo os maus hábitos e adoptando outros, mais correctos.