CONSULTÓRIO

GASTROENTERITE
A gastroenterite é uma inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema digestivo.
Pode ser provocada por vírus, bactérias, parasitas que podem ser transmitidos pelo ar, pelas mãos em contacto com a boca ou por intoxicação alimentar.
Que fazer para evitar sermos atingidos por esta infecção do sistema digestivo?
Quais são os alimentos a evitar e quais privilegiar?
E, sobretudo, que beber em caso de gastroenterite? - Quando estiver perante um caso de gastroenterite, beba água para compensar as perdas
Se vomita com frequência, não vale a pena insistir em comer seja o que for. O importante é beber água (o melhor, mesmo, é beber uma solução de rehidratação) em pequenas quantidades e tão frequentemente quanto possível. Com efeito, as diarreias e os vómitos levam a perdas importantes de água e sais minerais que é preciso compensar.
Atenção: não beber bebidas do tipo coca ou refrigerantes com gás. Estas bebidas gasosas, muito ácidas, são muito agressivas para um intestino fragilizado pela gastroenterite. Do mesmo modo, não tocar em álcool que é muito irritante para o sistema digestivo e actua como desidratante.
Se a água não se tornar muito apelativa, beba caldo, água açucarada ou uma tisana. Uma colher de mel na água pode ajudar.
Evitar o café, mesmo em pequenas quantidades. Embora possa ser benéfico para alguns, a verdade é que o café actua como irritante para a maioria das pessoas e agrava a diarreia.
Automedicação em caso de sintomas importantes:
Em caso de sintomatologia importante convém pedir a ajuda do seu médico. Quando tal não for possível o seu farmacêutico poderá dar-lhe alguns conselhos.
Assim que a fase aguda passar, e que já se sente com capacidade para comer alguma coisa, faça as boas escolhas e comece sempre, muito progressivamente, por pequenas quantidades.
Alimentos a evitar em caso de gastroenterite
É preciso evitar os alimentos gordos e os que são ricos em fibras, como os legumes verdes e os frutos frescos, à excepção da banana (preferentemente bem madura).
Alimentos a privilegiar:
Podem comer-se pequenas quantidades de produtos lácteos, como um pouco de iogurte ou um pequeno pedaço de queijo processado, em barra ou tipo flamengo.
Dar preferência aos feculentos, nomeadamente ao arroz branco, mas também às pastas.
Tentar pão branco ou cereais sem açúcar.
Cenouras e feculentos podem ser acompanhados com pequenos pedaços de carne magra ou peixes bem cozidos.
As compotas também são aconselhadas, mas começando sempre por pequenas quantidades.
Mas, se as náuseas reaparecem, pare de comer e espere uma boa meia hora antes da próxima tentativa.
Gastroenterites: os bons reflexos
Se a doença surge numa criança (em particular um lactente) ou num idoso é preciso muita cautela porque são seres muito frágeis que desidratam rapidamente. O ideal é serem acompanhados por um médico. De qualquer maneira, uma gastroenterite que se prolonga no tempo ou se agrava impõe uma consulta médica.
Para evitar uma gastroenterite e limitar a sua transmissão, lave as mãos sempre que possível e que seja necessário, imperativamente sempre que for à casa de banho e antes de preparar os alimentos. É uma boa ocasião, também, para utilizar o gel de álcool.