As Tradições da nossa Terra

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo o Mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades.
Luís Vaz de Camões

Há pessoas eternas, com pensamentos, ideias, palavras, que nunca se esquecem, que nunca se desatualizam, são intemporais, apesar dos seus mais de 4 séculos de idade.
Os anos passam, tudo muda, tudo evolui, mas a cultura e as tradições de um povo são perenes. A tradição imóvel não é tradição. A tradição é pelo contrário uma criação incessante.
A Beira é uma terra antiga, secular, de tradições arreigadas, com um povo acomodado que vive no sossego das coisas, onde a vida corre ao ritmo das estações. Com uma cultura popular rica, são muitas as sua tradições, festas e romarias, artesanato e manjares típicos.
O artesanato, caracteristico das zonas rurais, transmitido de forma oral de geração em geração, de acordo com o modo de viver das gentes locais. Recordo em criança, de andar pelos caminhos da aldeia e observar as senhoras vestidas de preto sentadas nos degraus das escadas a bordar tapetes. Nunca mais vi… será que ainda existe alguém em Fagilde que o faça? Ou ter-se-á perdido essa tradição para sempre… Apesar de reconhecidos pelos Tapetes de Tibaldinho, estes tiveram no passado também expressão em Mangualde, na freguesia de Fornos de Maceira Dão.
Apesar da sua pequena dimensão, Portugal é um país repleto de uma enorme diversidade de festas e romarias. Na sua maioria com um caracter religioso, algumas adquirem dimensão nacional como a Feira de São Mateus. Será difícil encontrar alguém que nunca tenha ido à Feira de S. Mateus. Mas as romarias de pequena dimensão, para mim, são aquelas que nos dizem mais, que nos falam ao coração e pelas quais nos debatemos para manter.
Os Doces Conventuais, pode dizer-se que cada pequena vila ou cidade do país possui o seu próprio doce. A variedade de doces típicos é enorme e a sua origem está quase sempre na freiras, que possuíam os ingredientes, o tempo e a criatividade necessárias para criar novas receitas. E as gemas? De onde vinham tantas gemas? Para quem não sabe, as claras de ovo eram usadas para tratar da roupa e sobravam enormes quantidades de gemas. Os nossos queridos Pasteis de Feijão de Mangualde não fogem à regra. Mas há bolos e bolinhos, alguns menos conhecidos e igualmente típicos como os Farta Rapazes.
E a nossa gastronomia? Resultante de uma combinação mediterrânea e oriental, que a torna riquíssima e única no Mundo. São inúmeros os pratos típicos da nossa região que fazem as delícias de todos os que as provam.
As nossas tradições correm o risco de desaparecer. Só a criação de núcleos locais de defesa da Cultura Popular e a existência de Instituições, têm possibilitado a manutenção e até , em certos casos, um retomar das actividades.