CONSULTÓRIO

PRESBITIA É O MESMO QUE VISTA CANSADA
Quando começamos a esticar o braço e a afastar a mão dos olhos para ler o que está escrito numa folha de papel, é sinal que a presbitia se instalou. Sim, presbitia… o nome porque é conhecida a vista cansada.
O que se sabe sobre a vista cansada?
É na década dos 40 anos de idade que ela se instala.
Vai surgindo de uma maneira paulatina até que, de uma forma definitiva, ela se instala pela idade dos 45 anos.
E atinge qualquer pessoa, seja homem, seja mulher como resultado do envelhecimento do cristalino. Nas pessoas que sofrem de hipermetropia a presbitia surge mais precocemente, ao passo que nas que sofrem de miopia ela surge mais tardiamente.
Pouco a pouco a vista cansada obriga a que a leitura se faça de braços estendidos.
Um presbítero reconhece-se facilmente pelo modo como lê: com os brações esticados… Com efeito, para ver ao perto, o portador de vista cansada vai afastando cada vez mais o texto até ficar com os braços totalmente esticados.
Afinal o que é que acontece?
A presbitia surge na sequência do processo natural de envelhecimento do cristalino.
Com os anos, o cristalino vai perdendo a sua elasticidade e não consegue mais a acomodação para a visão ao perto.
Com que idade a presbitia estabiliza?
Começa pelos 40-45 anos e estabiliza pelos 65 anos. A partir desta idade, ou por aí, ela não avança mais o que significa que o cristalino perdeu, na totalidade, a sua capacidade de acomodação e não há outro remédio senão a sua correcção.
Como se corrige a presbitia?
Com lentes de contacto ou com óculos que vão compensar a incapacidade de acomodação do cristalino. E, ao mesmo tempo que as lentes corrigem a presbitia, podem corrigir a miopia ou a hipermetropia por meio de lentes progressivas. No caso da miopia, e se a presbitia estiver numa fase de início, pode haver recurso a cirurgia.
Existem lentes de contacto progressivas que podem corrigir a presbitia num dos olhos e a miopia ou a hipermetropia no outro. Todos nós temos um olho que predomina para a visão ao longe, devendo ser o outro que deve ser corrigido para a visão ao perto. Depois cabe ao cérebro a escolha das imagens mais nítidas que recebe dos dois olhos.
Posto isto, se está na década dos 40-50 anos e se, para ler, tem necessidade de afastar o jornal ou o livro esticando os braços, está na altura de começar a pensar em corrigir esse defeito de acomodação do cristalino.