Dia Internacional da Água assinalado com visita à ETAR Poente


De modo a assinalar o dia internacional da Água, o executivo e técnicos da Câmara Municipal de Mangualde, visitaram as instalações da ETAR Poente. Para assinalar este dia, também foi convidado o ex-Presidente da Câmara Municipal de Mangualde e atual Deputado da Assembleia da República, João Azevedo. Esta obra esteve em curso mais de 3 anos tendo sido lançada e iniciada com a presidência de João Azevedo e concluída com a presidência de Elísio Oliveira. Trata-se de uma obra de referência ambiental no concelho de Mangualde em que o ciclo urbano da água está presente.
Este foi um investimento de mais de 3 milhões de euros e tem a capacidade de tratar cerca de 3.000m3 de águas residuais por dia. O concelho de Mangualde dispõe, agora, de uma nova ETAR capaz de tratar os esgotos de cerca de 12.000 habitantes.
A fossa, a céu aberto, da Lavandeira, que durante cerca de 40 anos recebeu esgotos provenientes da cidade de Mangualde e era uma fedorenta nódoa urbana, foi objeto de remoção de lamas e já se encontra totalmente desativada estando o espaço agora aterrado e preparado para receber um novo investimento empresarial.
Para Elísio Oliveira: “Este é um dos maiores e mais importantes investimentos deste mandato (2017-2021) e que põe fim a uma chaga urbana. O tratamento das águas residuais, o ciclo urbano da água, as economias circulares estão presentes neste investimento, que ainda tem alguns melhoramentos a serem feitos e que estão a ser estudados.”

Recentes dados da ONU, dão conta que os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes. Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões vivem sem saneamento adequado. Espera-se que os efeitos das mudanças climáticas aumentem estes números, se não houver uma urgente atuação.
Até 2050, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado a água, dos quais mais de mil milhões viverão em cidades.