«Quadro de Mérito Evolutivo» iniciativa implementada pela Associação de Estudantes de Mangualde neste ano letivo 2020/2021 visa premiar a evolução escolar


Este vai ser um ano letivo ainda mais diferente. Mesmo com a pandemia, a Associação de Estudantes criou algo inédito. Valorizar os alunos que mais progridem no ambiente escolar pode fazer toda a diferença e esta Associação decidiu premiá-los.
Nesta nova realidade, o ensino à distância tem sido um grande obstáculo à motivação dos estudantes. Como tal, surgiu esta ideia inovadora que pretende reconhecer o esforço e a resiliência dos alunos.
A iniciativa versa os estudantes entre o 9º e o 12º ano de escolaridade, premiando dois alunos por cada respetivo ano. As inscrições decorrem online desde 20 de janeiro até ao próximo dia 9 de abril e o regulamento pode ser consultado tanto nas redes sociais como no website da Associação de Estudantes.
Conforme referiu o Diretor do Agrupamento em conferência na passada sexta-feira dia 19 de março, esta escola prima por desenvolver projetos pioneiros de incentivo aos seus alunos. “Considero que é uma ideia extremamente inovadora” referiu ainda o Eng. Agnelo Figueiredo.
“Estamos mais habituados a prémios para os melhores alunos e não para aqueles que têm como objetivo tornar-se os melhores alunos” diz o presidente da Associação de Pais. “É de facto um projeto excelente” continua o Eng. Rui Pedro Pinto. Graças ao trabalho desta organização, foi alcançada uma maior proximidade com os encarregados de educação. Para todos os estudantes, a divulgação realizou-se presencialmente.
Pelas palavras do presidente da Associação de Estudantes Marcelo Marques, o principal objetivo é promover a aprendizagem e o crescimento dos alunos, reforçando a ligação da Associação com a comunidade estudantil. “Pela primeira vez a nossa escola, num projeto totalmente pioneiro, irá premiar o progresso, o que é muito importante (…) para toda a região” afirma Pilar Guimarães, uma das principais mentoras do projeto.
“É o passo que queríamos dar para tornar a nossa comunidade mais alta, ajudá-la a subir um pequenino degrau” menciona Pedro Guimarães, gestor da Pereirinha Ourivesarias. Explica ainda que o projeto tem diversas vantagens, entre elas criar condições mais favoráveis aos alunos no acesso ao Ensino Superior. “Esta iniciativa pode pôr a nossa escola ainda mais no mapa” salienta também.
A marca Watx and Co foi igualmente fundamental para a construção do projeto, patrocinando um valor de 100€ em produto para cada vencedor.
A desertificação do interior não é novidade para ninguém. Contudo, um dos sonhos mais ambiciosos do concurso é poder contribuir para a reversão do processo.
A longo prazo, espera-se difundir a iniciativa pelo distrito, implementando-a noutras escolas. Almeja-se ainda angariar progressivamente mais candidatos, alargando também o número de parceiros e patrocinadores.