COVID 19


Na passada sexta-feira, dia 26 de março, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, afirmou que o Governo decidiu “de forma eletrónica prorrogar o atual decreto até 05 de abril” e decidir apenas na quinta-feira, dia 1 de abril, “quais são as regras a aplicar a partir de 05 de abril”. Até lá, “as regras são exatamente as mesmas com que vivemos hoje, incluindo o prolongamento da proibição da circulação para fora do concelho, que vigora desde as 00:00 horas de 26 de março até às 23:59 do próximo dia 05 de abril. O decreto é em tudo o resto igual”, referiu.
Hoje, dia 1 de abril, entra também em vigor o 14º diploma do estado de emergência, decretado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na passada quinta-feira, dia 25 de março, até 15 de abril.
EM MANGUALDE
No passado dia 28 de março, o concelho de Mangualde atingiu finalmente os números tão desejados – zero casos ativos.
A 30 de janeiro, o concelho registava o seu pior dia, 460 casos ativos. Graças às recomendações das várias entidades (saúde, proteção civil, município) e ao bom senso dos habitantes do concelho, os números foram descendo, conseguindo-se finalmente atingir os zero casos.
Chegados a este número, agora, é necessário não baixar os braços, continuar a cumprir todas as regras de segurança e seguir à risca as recomendações da DGS para que os números assim se mantenham.
De salientar ainda, que no final do mês de março, já mais de 2000 mil pessoas do concelho haviam sido vacinadas.