EDITORIAL Nº 796 – 1/4/2021

Na Edição de hoje publicamos duas entrevistas.
Uma com a Senhora Secretária de Estado do Turismo, Engenheira Rita Marques e outra com a Senhora Dr.ª Maria João Fonseca, Directora da Biblioteca Municipal de Mangualde.
Tudo à volta do Turismo e da Cultura do nosso País, elementos fundamentais para a sua recuperação e desenvolvimento futuro.
Cultura, conceito amplo que inclui as tadições, as crenças e os costumes de um povo de uma certa região.
Sem cultura, não havia Humanidade, nem progresso!
Não há Culturas superiores a outras culturas. O que há são Culturas diferentes.
Há uma Cultura dita popular e outra chamada de erudita. A primeira relaciona-se com as tradições e os saberes. A segunda é fruto da pesquisa e do estudo.
A popular é expontânea, orgânica. A erudita está ligada aos equipamentos, museus e bibliotecas.
A Biblioteca, cujo nome vem do grego, significa depósito de livros. Mas, é muito mais que isso. São locais de leitura, de consulta e de estudo. E tem a função de preservar, cuidar da manutenção e catalogar as obras para que sejam fácilmente consultadas.
As Bibliotecas, as grandes Bibliotecas do Mundo não são outra coisa que grandes Templos da Sabedoria. E existem desde que o Homem aprendeu a escrever.
E ainda há outra Cultura, a material, do Património construído.
A Cultura popular é formada pelos elementos intangíveis ( saberes, tradições, hábitos e costumes) transmitida de geração em geração pelas lendas, danças e outras manifestações populares. E não é imóvel, estática, mas evolui de geração, em geração.
A Cultura é uma forte componente do desenvolvimento económico de um País, base do seu crescimento.
Turismo e Cultura que estão intimamente ligados.
No caso do Turismo, não havia Turismo sem Cultura!
Podemos considerar mesmo a Economia da Cultura que é estratégica e que gere produtos com alto valor acrescentado.
Por isso a necessidade de políticas culturais. Curioso que o termo “cultura” vem do latim. Mas, foi em França que tomou o significado de cuidar da terra, cultivá-la. Termo que é usado entre o nosso povo. Mas a Cultura no sentido usual não é outra coisa que o cultivo, a educação do espírito.
É a Cultura que determina a separação do Homem dos outros seres. A Cultura é a Civilização, na sua dimensão colectiva e que se forma ao longo de gerações.
Não há sociedade estática, nem histórias imóveis. Tudo está em constante mutação, tendo como limite o bem estar dos indivíduos.
Devemos dar mais atenção à nossa Cultura. Preservá-la, transmiti-la. E isso compete prioritáriamente ao Estado e às Autarquias.