EDITORIAL Nº 797 – 15/4/2021

Uma nuvem negra, muito negra, passou na nossa Região.
E, em três dias levou-nos dois dos nossos melhores defensores. António Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu e Jorge Coelho, de Mangualde, antigo ministro e importante figura politica.
Uma perda irreparável para a nossa Região, que necessita de todos e somos muito poucos para a defender.
No caso de Almeida Henriques, um amigo muito especial, que ao longo de oito anos acompanhei, apoiei, foi um choque tremendo, precisamente no momento em que mais falta nos fazem os seus acertados conselhos.
Por ocasião do 94.º aniversário do Jornal Renascimento, enviou uma mensagem de felicitação e de incentivo a que fossemos um jornal da Região.
Não tardou muito que a abertura de uma Delegação em Viseu do Renascimento, fosse motivo para outra mensagem, esta agora de “Bem Vindos”. “ Bem Vindos à Capital da Beira Alta - saúdo o Jornal Renascimento nesta iniciativa que o irá aproximar de Viseu, aumentando o seu “Horizonte” para mais 100.000 pessoas e criando um serviço público que só a imprensa regional continua a dar”.
Partiu um amigo, um defensor das causas da nossa Região, uma referência política e moral. Uma saudade profunda nos une à sua memória.
Almeida Henriques deixa uma herança, um grande legado fruto da sua inteligência, visão e trabalho.
Quem se seguirá? Só as próximas eleições autárquicas o decidirão. Contudo, quem vier a seguir tem a obrigação de acrescentar à sua obra, que é muita e valiosa.
Nestes momentos trágicos da vida, é comum ouvir e ler muitos elogios a quem parte. Mas, a vida, ensina-nos a duvidar, já que nestas ocasiões, até os fingidos, os hipócratas, sabem dar cambalhotas para ficarem bem na fotografia.
Por isso, só verdadeiramente o povo, sábio, farto de ouvir promessas, que nunca se cumprem, ditará quem vai ser o próximo líder.
Porque a tendência natural dos políticos é esquecerem as promessas que fizeram quando, vencem e ocupam os seus lugares.

O Grande escritor inglês Walter Scott, um dos criadores do romance histórico, uma das grandes figuras mundiais da Literatura, diz num dos seus livros e a propósito de determinado episódio: “ Um cão que desempenha o seu dever vale cem vezes mais do que o homem que o esqueceu”!
O Jornal Renascimento apresenta as mais sinceras Condolências à Família enlutada do Dr. António Almeida Henriques.
A sua memória estará sempre presente, como um Farol!…