BREVES – VISEU


Município de Viseu recupera todos os marcos da N2
Está concluída a recuperação e recolocação de todos os marcos miriamétricos e quilométricos da mítica Estrada Nacional 2 - Rota N2 - Amren2 -, levada a cabo pelo Município de Viseu, nos últimos meses.
Na passada quinta-feira, foram colocados marcos em Abraveses, em Faíl, junto à Casa da Ribeira e ao Regimento de Infantaria nº 14, na Rua Alexandre Herculano e no Rossio.
Se a mítica estrada portuguesa era já imperdível por todas as paisagens que contempla, é agora ainda mais atrativa com todos estes elementos característicos que a sinalizam e apoiam a viagem dos muitos aventureiros que partem à sua descoberta!
Recuperado foi também o marco da EN231, colocado agora junto à rotunda de Nelas, que foi encontrado no âmbito das obras realizadas junto ao Bairro das Mesuras.
As Freguesia do Campo e de Viseu são Eco-Freguesias XXI!
A entrega do Galardão Eco-Freguesias XXI 2021, que aconteceu no dia 21 de junho em Pombal, visa reconhecer e premiar as freguesias mais sustentáveis do país avaliadas através de dez indicadores. No caso destas freguesias, reconhece o trabalho que, durante os últimos dois anos, foi realizado em conjunto com a comunidade, através da concretização atividades e projetos de desenvolvimento da educação ambiental.
As duas freguesias do nosso concelho atingiriam os objetivos mínimos estabelecidos pelo projeto, ou seja, um Índice Eco-Freguesias XXI igual ou superior a 50% e foram, por isso, reconhecidas como Eco-Freguesia e receberam uma Bandeira Verde, como símbolo do caminho percorrido no sentido da sustentabilidade.
O Eco-Freguesias XXI é um programa da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as Freguesias no sentido do desenvolvimento de eco comunidades ou comunidades sustentáveis.
Cavalhadas de Vildemoinhos prestam homenagem a António Almeida Henriques
No dia de São João, as Cavalhadas de Vildemoinhos saíram à rua, com as suas charretes e cavalos, rumando à Capela de São João da Carreira para cumprirem uma tradição que iniciaram há 369 anos, pese embora num contexto diferente daquele que estamos habituados a testemunhar.
O cortejo teve uma paragem especial na Praça da República, local onde está instalada uma peça artística alusiva à Cidade-Jardim, assim como uma árvore “vestida” em renda branca, ambas numa simbólica e sentida homenagem do povo trambelo ao Presidente António Almeida Henriques.
“António Almeida Henriques era um apaixonado pelas tradições do nosso concelho e pela cultura popular, pelo que certamente apreciaria este gesto. Apesar da situação atípica, é fundamental mantermos viva a nossa identidade e as manifestações que lhe dão cor”, destacou a Presidente da Câmara Municipal, Conceição Azevedo. “Um bem-haja especial aos trambelos e a todos os viseenses que sentem de forma especial esta data e esta tradição e, claro, à organização que se reinventou para tornar possível a comemoração, ainda que simbólica”, concluiu