CONSULTÓRIO

PERDA DA VOZ – AFONIA – E ROUQUIDÃO!

A perda da voz é devida, habitualmente, a uma inflamação da laringe, designada laringite.
Quais são as circunstâncias que, mais frequentemente, levam à perda da voz e como tratar?
Quando as cordas vocais são atingidas, a voz pode desaparecer
O nosso organismo é dotado de duas cordas vocais situadas na laringe. São as suas vibrações que dão origem aos sons. Se uma das cordas está lesada, a nossa voz pode atenuar-se ou, mesmo, desaparecer. Quando se perde a voz, frequente no inverno e também no verão, as cordas vocais deixam de vibrar ou vibram mal devido a uma inflamação da laringe (laringite).
Tusso e não tenho mais voz
Quando se tosse porque se está constipado, por exemplo, as cordas vocais podem estar atingidas, podem aumentar de tamanho e chocarem entre si. Isto porque a tosse repetida e persistente pode conduzir a um inchaço ou edema das cordas vocais modificando os sons emitidos. Como resultado, a voz modifica-se e torna-se rouca podendo mesmo levar a uma afonia (perda de voz).
Mas também, muitas vezes, a ingestão de bebidas muito frias pode levar a um fenómeno de inflamação das cordas vocais e suceder o mesmo!
Cantei ou gritei demais
Se há um exagero na utilização da voz as cordas vocais ficam fatigadas e inflamam-se. É o que se passa, por exemplo, após ter gritado a plena voz quando de uma manifestação (desportiva ou outra) ou quando se cantou durante horas a fio, agora que este tempo de verão pede diversão.
As cordas vocais ficam com dificuldade em vibrar e os sons emitidos são mais roucos e atenuados, ou pode, mesmo, ficar-se sem voz (afonia).
É grave?
Nada de pânico: o desaparecimento da voz é um fenómeno benigno que desaparece habitualmente ao fim de 24 a 48 horas, podendo demorar mais um ou dois dias, em casos mais extremos.
Em qualquer caso, uma rouquidão ou uma afonia que dure mais de uma semana deve levar a consultar o seu médico que o poderá enviar a uma consulta da especialidade. Este conselho é também indicado para as situações de voz bitonal ou voz de palhaço (voz a dons tons) ou de dor de ouvidos associada.
Se a rouquidão ou a afonia está associada a uma dificuldade respiratória, pode ser uma situação mais grave. Neste caso convém consultar rapidamente um especialista de otorrinolaringologia (ORL), em particular se se trata de uma criança, porque a sua laringe pode estar muito inflamada.
Que fazer em caso de rouquidão?
Não fale, as cordas vocais precisam de repousar, é imperativo! E, sobretudo, não tente murmurar porque o ar frio que entra pela boca agrava a situação.
Evitar ambientes frios – atenção ao ar condicionado muito frio no ambiente de trabalho, ou de diversão, e no carro. Atenção às bebidas frias!
Gargareje com água morna com sal ou com mel, várias vezes por dia.
Humidifique o ambiente do seu quarto de dormir.
Tome um anti-inflamatório (tipo ibuprofeno ®, por exemplo).
Como prevenir?
Se está na rua tente inspirar sempre pelo nariz. Assim, o ar inspirado, ao passar pelo nariz, é filtrado, humedecido e aquecido ou arrefecido, o que diminui o risco de inflamação
Não pense em cantar, gritar ou falar com voz mais alta e, ainda, durante muito tempo. Evite tomar produtos lácteos enquanto está assim – ajudam a manter as cordas vocais inflamadas.
Masque gengibre fresco e beba água com limão à temperatura ambiente.
Porque é que acordamos muitas vezes com a voz empastada?
De manhã, as cordas vocais podem estar mais distendidas, seja na sequência de ter ressonado toda a noite, seja porque respirou pela boca e não pelo nariz porque este está um pouco congestionado, seja porque tossiu uma boa parte da noite. As cordas vocais podem estar recobertas de muco acumulado durante a noite devido a um corrimento nasal posterior mais abundante. Resultado, ao acordar, a voz está mais grave o tempo suficiente até elas se limparem com as primeiras vibrações e retomem a sua forma normal.