Fagilmetal


Uma importante Unidade Industrial em Fagilde
Passaram cinquenta anos, tão rápidos, que ao olhar para trás nem se acredita.
O meu saudoso amigo Armando Oliveira vivia na aldeia de Nesprido. Aí criou os filhos e se dedicava, numa cave debaixo da sua casa a fazer trabalhos de serralharia.
Conhecemo-nos em Fagilde, talvez em 1975, tempos difíceis após a Revolução de 25 de Abril.
Foi a Revolução que me fez regressar do Porto à minha terra para investir em novos projectos já que tudo mudou.
O meu amigo Armando era duma grande dedicação. Fazia as portas, os portões, as grades, as janelas e até um baloiço que ainda hoje está em funcionamento, na altura para os meus filhos e hoje para os meus netos.
Transportava tudo, material pesadíssimo e de certa dimensão numa motoreta vermelha que gemia ao subir da Ponte de Fagilde até à aldeia.
Ouvia-se à distância o roncar daquele pequeno motor. Lá vem o Armando, a obra já está pronta.
O Silvino e o Rogério, filhos, vieram para Fagilde, casaram e tiveram filhos. E dedicaram-se como o pai à serralharia. E eu continuei com eles a fazer pequenas obras.
O Silvino, melhor o filho Tó Zé, casou com a Alexandra e esta transformou-se na gerente da nova Sociedade Fagilmetal que arrancou em 01/08/2017.
E nasceu em Fagilde uma Unidade Industrial já de certa dimensão, criando postos de trabalho, trabalhando para o mercado nacional e internacional.
Dedica-se à inovação e ao processo produtivo de forma a garantir a qualidade. Faz Estruturas Metálicas, Decapagem, Metalização e Pinturas.
Há dias, numa visita a Fagilde, resolvi ir visitar a Fábrica. Fiquei admirado!
Vários Pavilhões, com certa dimensão.
A pequena aldeia, Fagilde, agradece e o Concelho de Mangualde também. Criar riqueza, desenvolver a terra, procurar dar trabalho, prender os jovens é o que é necessário fazer para tornarmos Portugal mais próspero, mais rico, mais acolhedor.
Parabéns Armando, foste um grande Homem e deixaste uma boa Herança.
António Fortes