Cobreiro ou zona?


Segundo a medicina tradicional o cobreiro\ cobranto era fatal se “a cabeça se unir ao rabo a pessoa morre”, e existem uma panóplia de orações e benzeduras aplicadas sobre a pele lesada para debelar esta maleita. Há que respeitar tais ideias, nunca descurando que a capacidade de tratar passa por conhecer as crenças da pessoa a ser tratada e não apenas ridicularizar as suas ideias, afastando sua confiança e o potencial relacionamento terapêutico entre individuo e o profissional
Não deixa de ser curioso que a palavra Herpes tem o valor etimológico grego cujo significado é “aquele que rasteja”, aludindo ao meio de locomoção dos répteis e serpentes. Devido ao alastramento visível das lesões da pele, a Herpes Zoster ou Zona é caracterizada por o surgimento de bolhas dolorosas na face, costas ou tronco, sendo sempre acompanhadas de dor tipo “picadas de alfinete” ou sensação de queimadura. Estas bolhas não deverão ser rompidas, apesar da comichão exacerbada, a tentação de esfregar deve ser corrigida para prevenir cicatrizes e prováveis infeções da pele por bactérias. A Zona é provocada pelo vírus da Varicela que após cura permanece no sistema nervoso central, sendo reativado por motivos ainda desconhecidos. No entanto é fato assente, que enquanto as defesas da pessoa (sistema imunitário) estiverem a funcionar corretamente ela não surge. Logo uma doença prolongada, uso de medicação que altera a imunidade e ser idoso favorece o aparecimento da Zona. Caso sinta que tem estes sintomas não hesite em consultar um médico, porque a dor e o desconforto serão presentes por muitos dias ou até meses e se afetar a face pode correr o risco de ter lesões permanentes no ouvido ou olho.
Por ser uma doença causada por um vírus, antibiótico não será a medicação adequada para a solucionar e sim uma medicação antiviral que aceleram a cicatrização das lesões da pele e diminuiem a dor. Infelizmente a dor poderá permanecer durante muitos meses, não sendo um sintoma psicológico como muitos querem inferir. Como o vírus fica alojado no sistema nervoso é natural que mesmo após a cicatrização da pele haja uma sensação de ardor e picadas ao longo da face ou tronco, existem medicamentos que melhoram a condução nervosa e que reduzem substancialmente a dor nevrálgica.
Acima de tudo avalie o que pode ter desencadeado este episódio e evite estar em contato com grávidas ou crianças menores de 12 meses devido à sua fragilidade imunitária.