CONSULTÓRIO

ESTE CALOR DE VERÃO!
Estamos quase no fim de Agosto mas o tempo continua bastante quente.
Um Verão que começou hesitante, mas que, agora, parece que não se quer ir embora!
Por isso devemos manter todos os cuidados para nos protegermos do excesso de calor e de nos preocuparmos, mais do que nunca, com as crianças e os idosos.
E quem sofre mais com o calor excessivo?
Os mais sensíveis à acção do calor são as crianças, os idosos, os doentes obesos e as pessoas que estão sob medicação crónica, em particular se se reúnem as seguintes condições: ambiente muito quente, actividade física intensa e pouca ingestão de líquidos.
Quais os sintomas?
Entre os primeiros sintomas encontram-se: enjoo, dor de cabeça, fadiga e náuseas.
O problema pode assumir maior gravidade se a pessoa, recentemente, teve diarreia ou vómitos, devido à elevada perda de líquidos que estas situações ocasionam.
Depois, a pressão sanguínea pode começar a baixar, os desmaios surgem, o pulso pode tornar-se mais débil, as pupilas a ficarem dilatadas e o doente apresentar palidez cérea.
A temperatura do corpo pode ultrapassar os 40º centígrados.
O que se deve fazer?
Aos primeiros sintomas de enjoo e desvanecimento, recomenda-se conduzir a pessoa para um lugar fresco, abrigado do sol, ficando deitada e com as pernas levantadas. Nunca sentada!
Depois devem administrar-se bebidas que favoreçam a rehidratação, como um café com água e açúcar, ou água com sal (uma colher de chá por cada litro de água). Deve tomar-se atenção ao estado de consciência do paciente pois, se estiver pouco consciente, pode engasgar-se e aspirar os líquidos para a árvore respiratória.
Uma vez que a temperatura corporal pode ultrapassar os 40ºC, é importante baixá-la com panos molhados em água fria ou colocando bolsas com gelo na cabeça, por curtos e repetidos períodos. Se isto não for suficiente, deve despir-se a pessoa e tentar banhá-la em água fria, mantendo-a fresca e molhada até que a temperatura regresse à normalidade.
A pessoa deve ficar em observação até à normalização dos sintomas.
Quando enviar ao médico ou a um serviço de urgência?
Se a pessoa é bastante idosa e padece de alguma doença cardíaca, apresenta cansaço e mal-estar pelo calor.
Se sofreu de desmaio, se tem pulso débil, pupilas dilatadas e/ou palidez.
Se necessita de administração de soros, de monitorização regular e cuidada da temperatura corporal, do ritmo cardíaco, pressão sanguínea e ritmo respiratório.
Prevenção
Evitar a exposição prolongada a temperaturas altas.
Ingerir muitos líquidos, de preferência contendo sais minerais, ou ligeiramente açucarados.
Se existir um factor de risco, ou sofrer de doença cardíaca ou respiratória, ter cuidado com as actividades em clima quente. Descansar periodicamente e beber muito (em poucas quantidades de cada vez!).