Morreu Jorge Sampaio


O tempo corre veloz e na sua corrida vai levando as figuras que mais se notabilizaram no Portugal Democrático.
Jorge Sampaio morreu dia 10 de Setembro, no Hospital de Santa Cruz em Lisboa, onde esteve internado vários dias, vítima de complicações respiratórias. Ía fazer 82 anos.
Morreu um grande Democrata, um defensor de causas, um bom homem, um Homem para a História do Portugal recente.
Desempenhou durante mais de 30 anos os maiores cargos políticos do País. Presidiu ao Partido Socialista (1989/1992), foi Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (1990/1996) e Presidente da República (1996/2006) e actualmente Conselheiro de Estado.
Já antes do 25 de Abril , nos anos 60, se tinha evidenciado na luta estudantil contra a falta de Liberdade do Antigo Regime.
Um lutador pela Liberdade, um Homem de consensos e de rigor, educado e de princípios um verdadeiro “Senhor”, um homem de “Família”, um “Homem Bom”.
Um Homem de grande Cultura, exigente e austero, um coração tão generoso, que dando tantos afectos, sucumbiu.
Foi um Presidente da República corajoso, o mais interventivo, que teve a coragem de dizer :- “Há mais vida para além do Orçamento”.
Foi um dos grandes defensores da Independência de Timor, do Serviço Nacional de Saúde, empenhado nas causas públicas .
Jorge Sampaio foi um Homem Livre, com uma Consciência Livre.
Recentemente desempenhava funções na Cena Internacional, na defesa dos desfavorecidos , tendo recebido a Distinção da Organização Mundial de Saúde, o Prémio Nelson Mandela.
Jorge Sampaio conquistou o reconhecimento internacional e sobretudo dos Portugueses pela postura que sempre teve na defesa de causas justas.
Partiu Jorge Sampaio, mas ficou para sempre a sua Marca.
Uma grande perda para o Portugal Democrático.
As maiores figuras do Estado e milhares de portugueses anónimos, prestaram a sua última homenagem, com muita emoção e dor a um “Homem Simples”, em câmara ardente no Museu dos Coches em Lisboa.
A sua mulher Maria José Rita, a seus filhos Vera e André, as mais sentidas condolências.
Os Portugueses, todos, com muita saudade, com coroas de flores e cravos vermelhos, deixaram gravada, uma frase, uma única frase - Muito Obrigado, Jorge Sampaio.