DIA DE NOSSA SENHORA DO CASTELO E FERIADO MUNICIPAL

No passado dia 8 de setembro, Mangualde celebrou Nossa Senhora do Castelo e também o dia do Município.
A exemplo do ano passado, as Festas de 2021 tiveram que se adaptar à realidade pandémica que se vive. Assim, o cumprimento das normas preventivas emitidas pela DGS marcaram mais uma vez a realização desta tão importante romaria que todos os anos trás milhares de pessoas à cidade de Mangualde.
Tal como anteriormente havia sido divulgado, a Santa Casa da Misericórdia da Mangualde decidiu cancelar todas as atividades relacionadas com as festas de Nossa Senhora do Castelo 2021. Manteve-se a recitação do terço no dia 07 de setembro, às 21h00 e a Celebração Eucarística, concelebrada pelos Revªs Pe. Paulo, Pe. Nuno, Pe. João, Pe. Chaves e Pe. António, no dia 08 de setembro, às 11h00, ambas no interior da Ermida. Estas atividades puderam ser acompanhadas através da transmissão pelos canais digitais a partir de casa, contribuindo assim, para a segurança de todos.
Nos dois dias, a Ermida esteve aberta para visitação, porém, com acesso condicionado pela aplicação das medidas de saúde pública.
Ainda que as condições atmosféricas não ajudassem, a realização das tradicionais merendas também foi possível, sempre com a devida distância de segurança entre os diferentes grupos.

No final da celebração e no uso da palavra, José Tomás, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde, saudou todos os presentes, bem como todos os que em casa estavam a acompanhar as celebrações.
Deixou uma palavra especial ao Pe. Paulo, salientando a grande alegria com que a Misericórdia de Mangualde recebeu a notícia da sua nomeação como Capelão da Instituição.
Referiu também, o fato, de pelo segundo ano consecutivo esta festa ter que ser realizada num formato que ninguém deseja mas, foi aquele que, pesados os vários pareceres, as entidades entendidas na matéria, acharam mais adequado. Espera-se que, com o esforço de todos, no próximo ano as festas da Srª do Castelo, possam voltar ao seu formato tradicional, aquele que faz parte da história de Mangualde com a procissão de velas, a missa campal, o arraial e as merendas.

As festas da Cidade, foram também adiadas por mais um ano, tendo atualmente que se adaptar a programação cultural á realidade que a pandemia nos trouxe. Numa altura em que a pandemia se mantém e os casos ativos no concelho de Mangualde têm, nos últimos dias, vindo a aumentar, o cumprimento das normas da DGS impõem-se.