A história do Pedreles Beira Dão Clube


Estivemos à conversa com um dos socios fundadores do clube, Afonso Ramos, com a idade de 93 anos que nos contou a história do clube da bela aldeia de Pedreles.
Afonso Ramos conta que Pedreles teve sempre uma equipa de futebol, aparecendo a primeira equipa em 1930 com o nome de União Futebol Clube Estrela, realizando-se os jogos num terreno conhecido como “Soito” pertença do senhor Francisco Luís.
Em 1945, José Santos, conhecido como lavrador, regressado de uma expedição aos Açores, tentou renovar o clube existente renomeando-o “ Grupo Desportivo Os Alegres de Pedreles”. Esta equipa disputou e ganhou a taça das aldeias que foi disputada no campo do Grupo Desportivo de Mangualde.
Passaram-se os anos, em 1970, o senhor António Baptista dos Santos, regressado de Angola com a sua familia, junta um grupo de amigos no café da aldeia e cria uma direção com o propósito de oficializar junto das instancias próprias o clube existente.
Dessa reunião surge o grupo de fundadores, António Baptista dos Santos, Afonso Ramos, Alexandre Ramos, José Abrantes, Anselmo Baptista, Francisco Costa Cruz, e entre eles decidem o novo nome do clube “Pedreles Beira Dão Clube”, nome que perdura até aos dias de hoje.
Depois de decidido o nome e a direção, o clube foi inscrito na Associação de Futebol de Viseu, no dia 1 de agosto de 1971 tendo a partir dessa data passado a disputar o campeonato distrital da segunda divisão, aqui já no campo “Estádio de Santo António”, em Pedreles.
Afonso Ramos conta que apesar de nos anos seguintes terem acontecido alguns reveses e dificuldades, tal como a descida à terceira divisão distrital, a união entre todos, que é a marca mais importante da aldeia de Pedreles, fez com que na época de 1984/1985 se conquistasse o titulo de campeão subindo novamente à segunda divisão distrital.
Com a emigração a fazer-se sentir nesta aldeia e a ida de muitos pedrelenses para o estrangeiro, em 1988 o Pedreles parou a sua atividade até ao ano de 2005. Altura em que se criou uma nova direção e se voltou a apostar no futebol de onze.
Devido à falta de condições no estádio, o Pedreles Beira Dão Clube reinventa-se e cria a primeira equipa de Futsal na época de 2010/2011 que tem conquistado diversos troféus até aos dias de hoje.
É de salientar que ao longo destes anos, este clube tem apostado na formação dos escalões jovens, tendo inclusive uma Certificação de duas estrelas como Escola de Formação de Futsal atribuida pela Federação Portuguesa de Futebol.
Além disso, o Pedreles Beira Dão Clube, recebeu no dia 20-08-2021, o Certificado Bandeira da Ética implementada e operacionalizada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, que surge na sequência de ações de solidariedade que contou com a colaboração de todos.
Este clube tem sido a prova ao longo das décadas que a união nas aldeias consegue tudo, nomeadamente no desporto, tal como é referido na sigla presente no logótipo do Pedreles Beirão Dão Clube “UNIÃO E DESPORTO”.
Joana Fonseca.