CONSULTÓRIO

OS INFANTÁRIOS E AS AULAS ESTÃO QUASE A COMEÇAR E, NÃO TARDA, O OUTONO ENTRA-NOS PELA CASA DENTRO!
TEMPO DE COMEÇARMOS A PREVENIR AS INFECÇÕES PRÓPRIAS DA ÉPOCA!
VAMOS COMEÇAR PELO NARIZ DAS CRIANÇAS E COMO O LIMPAR BEM!
As crianças só começam a ser capazes de se assoar por si próprias a partir da idade dos 3 ou 4 anos. E a verdade é que um nariz obstruído e cheio de secreções pode originar sérios problemas nos lactentes e em crianças de qualquer idade, mas em especial nas mais pequenas.
É muito importante prestar atenção a uma boa higiene quotidiana do pequeno nariz, ainda mais neste período de mudança da estação.
Quando os bebés estão constipados as secreções vão-se acumulando no nariz, pois eles não são capazes de se assoar por si próprios. O nariz entope-se, o que acarreta graves consequências para as suas vias respiratórias e ouvidos. As crianças começam a ter dificuldades respiratórias, dormem mal, ressonam, andam maldispostas e sonolentas durante o dia e perdem o apetite. Além do mais, os lactentes, ainda não adquiriram o reflexo de respirar pela boca, quando o nariz fica entupido.
A higiene nasal diária reveste-se, portanto, de uma grande importância. Aconselha-se a lavagem do nariz com uma solução fisiológica e aspirar, em seguida, as secreções com a ajuda de um aspirador nasal próprio para crianças.
Lavagem do nariz
As soluções fisiológicas, como o soro fisiológico, são as mais adequadas para a limpeza do nariz. Ajudam a libertar, não só as mucosidades e as secreções nasais, mas também as crostas que ficam duras devido à secura das mucosas. Além disso, com a mesma solução fisiológica, podem limpar-se os olhos e as orelhas, assim como pequenas feridas.
Pode preparar uma solução fisiológica, em casa, juntando uma colher de sal (cloreto de sódio) – cerca de 9 gramas -, a um litro de água. Mas convém lembrar que estas preparações devem ser feitas de forma mais higiénica possível, uma vez que podem inquinar-se com muita facilidade e serem causa de infecções oculares ou dos ouvidos. Por isso se aconselha, vivamente, o uso de Soro Fisiológico em embalagens de usar e deitar fora, com cerca de 3 a 5 ml (quantidade suficiente para limpar os olhos, narinas e ouvidos de uma criança), perfeitamente esterilizadas e higiénicas.
Os sprays nasais à base de água do mar esterilizada são aconselhados a partir da idade dos 6 meses e permitem desobstruir o nariz de forma natural. Podem ser utilizados durante longos períodos são causar habituação.
Aspiração das secreções nasais
Para aspirar as secreções nasais dos bebés e crianças mais jovens, a utilização de um aspirador de secreções nasais manual, ou eléctrico, é muito importante. Estes aparelhos possuem uma cabeça que se adapta à entrada do nariz e deve também ser, de usar e deitar fora, por uma questão de higiene.