Regressar

O povo português é um povo com raça, desde sempre explorador, com coragem para atravessar oceanos e fronteiras e ir à descoberta do que está mais além. Está-lhe no sangue.
Mas a difícil decisão de partir sem data de regresso, à procura de uma vida melhor, é sempre acompanhada da saudade e da vontade de regressar depressa. Mas à medida que o tempo passa, esta vontade vai-se desvanecendo. Um casamento e os filhos já nascidos fora, fazem com que a balança penda para o outro lado.
Porquê voltar para um país que os abandonou e que os fez romper os laços com a terra natal e tomar a dificil decisão de partir?
Quer agora o Governo Português que os emigrantes regressem. Mas não será tarde demais para atuar? Que condições pode o Governo dar aos emigrantes que os façam mudar de opinião?
O programa regressar, lançado pelo governo em Jul 2020 e prolongado até 2023, tem como finalidade apoiar os emigrantes e os seu familiares no seu regresso e dar-lhes melhores condições para viver. Este apoios passam por um regime fiscal mais favorável, apoio financeiro para quem vem trabalhar para Portugal e linhas de crédito mais facilitadas para apoiar o investimento empresarial e criação de novos negócios. Com estas medidas o Governo pretende reforçar a criação de emprego, fazer face às necessidade de mão de obra em alguns sectores de atividade, incentivar o investimento e combater o envelhecimento demográfico. Existem atualmente 19.000 ofertas de emprego disponíveis.
Tendo em conta a enorme comunidade portuguesa emigrada, as 3500 candidaturas apresentadas revelam ser um número baixo. Ainda assim, foram já aprovadas mais de metade, o que representa nove milhões de euros de ajudas do Estado. 80% dos candidatos têm menos de 45 anos e quase metade possui habilitaçoes académicas superiores. Trata-se de uma emigração jovem e qualificada e que regressa essencialmente da Europa.
Tendo em conta o nível de vida no estrangeiro, mesmo com estes incentivos, só uma pequena percentagem de emigrantes optará por regressar a Portugal. Os mais novos, mais livres, ávidos de descoberta de uma nova realidade e à procura de aventura, poderão não estar interessados em voltar. Já os casados e com filhos pensarão duas vezes antes de tomar uma decisão.
O Programa regressar é importante, mas mais importante é o Governo Português dar condições aos seus jovens, essencialmente no interior do país, para evitar a emigração. Criar emprego e incentivos ao investimento, para fixar a população e evitar a desertificação, antes da decisão de emigrar.
Mais vale prevenir do que remediar, porque pode ser tarde demais.