Diamantino Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Viseu
foi reconduzido para mais um mandato e com uma votação superior a 2017

Sempre com o foco em servir os concidadãos, estou grato e orgulhoso pelo trabalho desenvolvido nestes últimos 8 anos de governação da Freguesia de Viseu.
De uma forma desprendida abracei o desafio de me recandidatar, merecendo novamente a confiança do nosso eleitorado, alcançando uma votação superior à de 2017, garantindo uma maioria absoluta, traduzida na eleição de 10 membros para a Assembleia, num total de 19.
Vou continuar, e sempre em equipa, a contribuir para a construção de um território cada vez mais humanista e solidário, onde todos cabem e onde todos merecem ser felizes.
Reconhecido pela oportunidade que me foi concedida para governar esta Freguesia, sinto-me satisfeito e reconfortado no trabalho efetuado. O trabalho de presidente de Junta é deveras árduo e exigente. Obriga-nos a uma dedicação quase total, sacrificando família e amigos. Mas é motivante. É estimulante perceber que podemos contribuir para a resolução dos problemas e dos anseios dos nossos fregueses, pondo, naturalmente, o bem comum à frente do interesse particular. A Freguesia é a porta de entrada na Democracia. A frase não é minha. Demonstra a importância das Freguesias no contexto da organização administrativa do Estado. É à freguesia e na freguesia que o cidadão recorre para a colocação de problemas e anseios diversos, da sua preocupação diária.
As Freguesias são de facto autarquias de proximidade, e é na proximidade que melhor nos capacitamos para bem decidir e para dar respostas eficazes e eficientes.
Foi há oito anos que assumi o desafio e a grata missão de governar a Freguesia de Viseu. Foram tempos exigentes, de muita dedicação e empenho, de trabalho árduo, mas também foram tempos de realização e de concretização dos compromissos assumidos.
Presentemente, podemos dizer que partilhamos um território solidário e inclusivo, um território seguro e bem cuidado, um território que orgulha os seus residentes e apaixona os visitantes.
Sempre ao lado de quem mais precisa, desde a primeira hora, com a equipa competente que me tem acompanhado, respondemos afirmativamente na ajuda aos que ficaram desprotegidos com o aparecimento repentino da COVID 19. Reforçando os nossos meios, demos uma resposta positiva, entregando, ao domicílio, refeições e bens de primeira necessidade.
Sim, fizemos obra. Independentemente da obra física e infraestrutural, saliento dois momentos que marcaram a nossa atuação: Mudança para as novas instalações da Freguesia e o resgate das memórias do passado, quer do ponto de vista das vivências e das relações humanas dos nossos moradores quer da memória histórica dos edifícios e monumentos que, trespassam para os dias de hoje, histórias de outros tempos.
Certo que muito ainda haverá a fazer Olho para a frente e acredito. Acredito que ainda posso dar mais de mim, que posso deixar o meu contributo e o meu saber na construção de uma Freguesia ainda mais aprazível, onde todos coabitem, dispondo das mesmas oportunidades e melhorando as condições de vida, tendo orgulho em continuarem a viver e a desfrutar da “melhor cidade para viver”.
Quero relevar a importância da equipa, a importância no envolvimento das pessoas na discussão e análise das diversas situações. É na partilha, no confronto, na discussão que surtem as melhores ideias. É no envolvimento das partes interessadas no processo que se gera a melhor decisão.
Quero nestes próximos anos fechar um ciclo de governação. Sinto-me motivado e empenhado em prosseguir este trabalho. Mas sei que só o poderei fazer em equipa. Acompanhar-me-ão neste desafio pessoas capacitadas e de valor reconhecido. Quero, com eles, e em diálogo permanente com todos os concidadãos, com frontalidade, sinceridade, rigor e transparência continuar a trabalhar na consolidação de um território onde todos cabem e onde todos merecem ser felizes.
Estruturalmente olho para o futuro e vejo a ação da Freguesia e alicerçada em 5 pilares:
SOLIDARIEDADE E INCLUSÃO
Uma Freguesia de Viseu seja um espaço de oportunidades, de desafios e de atratividade. Um espaço com igualdade de oportunidades para todos, privilegiando a meritocracia sem deixar de apoiar os mais necessitados.
É com as pessoas e para as pessoas que desenvolveremos a nossa ação.
Reforçaremos a aposta na educação, na segurança, na proteção civil, na cultura, no desporto e na juventude.
REABILITAÇÃO URBANA
Foco no bem cuidar dos espaços públicos, preservando e renovando as infraestruturas e equipamentos, incrementando a mobilidade suave.
Na “melhor cidade para viver” continuaremos a esbater as barreiras arquitetónicas e tornar a Freguesia acessível a todos e em segurança.
Envidaremos esforços no sentido de promover a reabilitação de edifícios degradados e de espaços devolutos.
DESENVOLVIMENTO E COMPETITIVIDADE
Queremos promover e dinamizar o comércio de rua, trabalhando em rede, na construção de dinâmicas tendentes à renovação e restruturação da oferta comercial.
Apostaremos na promoção do turismo patrimonial, material e imaterial.
Continuaremos a apoiar as coletividades e o movimento associativo em geral, fomentando o trabalho em rede, criando sinergias, e promovendo a partilha de meios e recursos.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Com o selo da Bandeira Verde, continuaremos a sensibilizar e a desenvolver ações tendentes à construção de um futuro com futuro. As nossas ações de hoje terão reflexo nas gerações vindouras. Reciclar, reutilizar e reduzir. Trabalharemos em prol de uma Freguesia verde, amiga do ambiente e dos animais.
Queremos construir uma Freguesia digital, com desmaterialização de processos, acabando com os papeis e com as filas de espera, incrementando o uso dos recursos informáticos.
PARTICIPAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Queremos aproximar os eleitores aos eleitos. Incentivar o cidadão à participação e ao acompanhamento da atividade e da decisão dos agentes políticos.
Trabalharemos com e para os cidadãos, ouvindo-os e chamando-os à participação na decisão.
Apostaremos na comunicação digital, potenciando as redes sociais e o sítio da internet.
Continuaremos a comunicar com clareza, transparência e rigor.