Aprender com quem sabe

Dom Quixote de La Mancha é talvez a melhor obra de ficção da literatura Espanhola. Escrito por Miguel de Cervantes, teve a sua primeira edição na cidade de Madrid em 16/01/1605. Trata-se de um romance de cavalaria em forma de paródia, em que o seu protagonista – D. Quixote – um fidalgo castelhano já de certa idade, confunde a realidade com a ficção e decide tornar-se um cavaleiro andante. A ação desencadeia-se nas terras de La Mancha, de Aragão e da Catalunha.
Inspirados nesta obra, nasce um roteiro literário, onde cada pessoa pode lutar contra gigantes, perseguir o amor de Dulcineia e degustar os pratos tipicos da época. Um trajeto por algumas das paisagens mais mágicas de Espanha, passando por 13 vilarejos e cidades do interior, com uma duração de aproximadamente 7 dias.
Inicia em Alcalá de Henares (Madrid), local onde nasceu Miguel de Cervantes, com visita à Praça de Cervantes, à Universidade e ao seu recinto histórico classificados como Património Mundial da UNESCO. Segue-se a visita à casa onde o escritor nasceu e viveu a sua infância, transformada no Museu Casa Natal de Cervantes. Uma casa típica da época onde é possivel assistir a workshops e espectáculos. À porta ninguem dispensa uma fotografia com os protagonistas da história: D. Quixote e Sancho Pança. Durante o passeio pode beber ou comer nos inúmeros bares existentes no local. O primeiro dia termina com a visita à Catedral Magistral de Alcalá.
O segundo dia começa com a visita à Igreja e Convento das Trinitárias Descalças, local onde se julga estarem enterrados Cervantes e a sua esposa. É ainda possível visitar outros locais associados à vida e obra de Cervantes, como a Biblioteca Nacional onde está depositado um exemplar da primeira edição do Quixote. Também o local onde nasceu a esposa de Cervantes e onde casaram em 1584 foi transformado em museu “Casa de Cervantes”. Localizado em Esquivias, é uma opção de visita para o terceiro dia. Toledo Cidade Património da Humanidade tem diversos monumentos importantes que podem ser visitados.
A caminho de Consuegra avistam-se no horizonte os famosos moinhos de vento. A paisagem infinita da planície e os 12 moinhos conservados. Todos têm apelidos relacionados com D. Quixote, destacando-se o “Sancho”. Nesta região podem comer-se os pratos típicos manchegos. Em Alcázar de San Juan visita-se a Igreja de Santa María la Mayor, onde o escritor foi batizado. Pode também visitar-se o Museu Casa do Fidalgo e o Centro de Interpretação Cervantino. Mas é no Campo de Criptana ou terra dos “Gigantes” onde se localizam os famosos moinhos de vento que verdadeiramente inspiraram Cervantes, com visitas guiadas o ano inteiro.
Preparamo-nos para conhecer Dulcineia de El Toboso “a mais formosa mulher do mundo”, a eterna paixão de D.Quixote, com visita ao Museu Casa de Dulcineia, à sua estátua na Praça Central e ao Museu Cervantino. Em Argamasilla de Alba visita-se a Casa de Medrano, onde está a Caverna de Medrano, local onde Cervantes foi feito prisioneiro e iniciou as aventuras de D. Quixote. Seguem-se Ossa de Montiel, onde se pode visitar a caverna de Montesinos e as ruínas do Castelo de Rochafrida, Villanueva de los Infantes e outros locais, todos eles emblemáticos da obra. O roteiro termina em Almagro, com visita ao Museu D. Quixote, onde se podem ver as reproduções das personagens da obra.
Nuestros hermanos não deixaram nada ao acaso, souberam aproveitar turisticamente o mais ínfimo pormenor da obra mais famosa de toda a história da literatura. Para além das visitas, em todos os locais se podem degustar iguarias típicas da região, como os vinhos e os queijos manchegos com fama mundial, adquirir lembranças de cerâmica com referência às personagens da obra. Existe ainda um trem turístico chamado Trem de Cervantes, que realiza o roteiro ente Madrid e Alcalá de Henares, com atores que animam o percurso e distribuem os doces típicos. Costumo dizer que os espanhois têm o dom de transformar uma pedra numa atração turística. Deviamos aprender mais com eles.