CONSULTÓRIO

PROBIÓTICOS: PARA QUE SERVEM?
Cada vez se fala mais em Probióticos! E o que são? Não são mais do que bactérias e leveduras que habitualmente estão no nosso intestino e que desempenham um papel fundamental no bom equilíbrio da nossa flora intestinal.
A flora intestinal compõe-se de biliões de microrganismos. Alguns deles pertencem à família dos probióticos, os quais têm efeitos benéficos sobre esta flora e que se podem repercutir em todo o organismo.
A flora intestinal é composta por biliões de microrganismos
A flora intestinal é formada por um conjunto de bactérias que coabitam normalmente no intestino. É constituída por biliões de microrganismos pertencendo a mais de 100 espécies diferentes.
Exclusiva para cada pessoa, a flora intestinal comporta, no entanto, os mesmos grandes tipos de microrganismos, mas uma vez constituída durante a infância, ela mantém-se estável para o resto da vida.
Estes microrganismos são perigosos?
A maior parte é inofensiva. Melhor, são benéficos. As chamadas bactérias lácticas, por exemplo, participam na fermentação dos alimentos e, portanto, numa boa digestão.
A flora intestinal permite a assimilação de nutrientes (vitaminas, sais minerais, ácidos aminados, colesterol…) e a eliminação de alguns elementos tóxicos (amoníaco, nitritos, nitrosaminas…).
Algumas bactérias, ao segregarem substâncias ácidas e antimicrobianos, neutralizam os germes tóxicos e jogam um papel muito importante na imunidade local e geral.
Quando a flora se desequilibra…
Alguns acontecimentos podem fragilizar a flora intestinal:
Uma higiene de vida pouco saudável: alimentação inadaptada (pobre em frutos e legumes, rica em carne, em açúcar, gorduras, refeições desestruturadas, o facto de se comer muito depressa…), o tabagismo, o álcool, a fadiga, o stress, o sedentarismo…
Alguns medicamentos (antibióticos, anticancerígenos, parasitários).
As doenças digestivas.
O que são os probióticos?
Os probióticos designam um conjunto de bactérias lácticas (lactobacilos, estreptococos e bifidobactérias) e de leveduras naturalmente presentes na flora intestinal.
Desempenham um importante papel na manutenção do bom equilíbrio da flora. Actuam positivamente, de forma preventiva e curativa, em casos de desequilíbrio intestinal.
Encontram-se sob a forma de medicamentos, de complementos alimentares ou em alimentos enriquecidos.
Os iogurtes, mesmo os não enriquecidos, são fontes de probióticos pois não são mais do que alimentos fermentados.
Quais os efeitos potenciais dos probióticos?
Os efeitos dependem da espécie, da cepa e da quantidade.
Os probióticos podem prevenir ou corrigir as diarreias de origem infecciosa ou medicamentosa (devidas aos antibióticos, por exemplo) e as alterações do trânsito intestinal.
Podem, também, reforçar o sistema imunitário, permitindo resistir melhor às infecções ou recuperar melhor depois delas.
Finalmente, podem modular algumas microfloras (vaginal e bucal, por exemplo), ou ainda modular algumas alergias, em especial alimentares.
Fonte: Guia dos probióticos, Merck.