Departamento de Formação do Grupo Desportivo de Mangualde certificado com a Bandeira da Ética
Depois do Grupo Desportivo de Mangualde ter sido reconhecido como Entidade Formadora Duas Estrelas, também a candidatura à Bandeira da Ética, apresentada pelo clube, foi aprovada no passado dia 20 de agosto.
Neste sentido, a Direção Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) formalizou a entrega da Bandeira da Ética ao Departamento de Formação do Clube Desportivo de Mangualde em cerimónia realizada no passado dia 15 de novembro, pelas 17:30 horas, no Complexo Desportivo de Mangualde e na qual estiveram presentes a Diretora Regional do Centro, Catarina Durão, Ricardo Lopes (Presidente da Direção), José Carlos Correia (Vice-Presidente da Direção), Joaquim Patrício (Pres. da Assembleia Geral), Manuel Azevedo (Pres. do Cons. Fiscal), João Pedro Cruz (Vice-Presidente/Vereador do Desporto da CM de Mangualde), Carlos Gonçalves (UFMMCA), Paulo Ribeiro (Vice-Presidente da AFV), Ana Teresa Beja (Adj. do Diretor do Agrupamento de Escolas de Mangualde), Susana Amaral (Rep. da As. de Pais e Enc. de Educação do Agr. de Escolas de Mangualde), João Paulo Duarte, Rúben Marques e Claudia Pereira (Coordenadores/Staff Técnico da Formação).
O processo de certificação da Bandeira da Ética assenta nos seguintes pressupostos: Construção de um programa de certificação nacional na área da ética desportiva e educação para os valores no desporto; Uma conceção compatível e aplicável a todas as modalidades desportivas; Uma metodologia que garanta processos justos, transparentes e de autogestão; A capacidade de gerar reconhecimento para iniciativas desportivas que apostam na temática da ética e valores no desporto.
E compreende os seguintes objetivos: Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto; Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo; Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto; Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.
Em breve comentário ao nosso jornal sobre a atribuição desta Bandeira, Ricardo Lopes, presidente do GDM referiu “A atribuição da Bandeira da Ética ao GDM é resultado de um longo e intenso trabalho que estamos a fazer no clube e que visa a implementação de ações de boas práticas, bem como a promoção dos valores éticos.
É um trabalho transversal a todo clube, que tem como atores principais todos os que trabalham no departamento de formação liderado pelos professores João Paulo e Ruben Marques, com o apoio da assessora de comunicação Rita Queirós e onde atletas, treinadores, dirigentes e pais têm sido frequentemente alertados, através de ações de sensibilização, quer presenciais quer nos canais de comunicação do clube, para a necessidade imperativa de adoção de comportamentos éticos e de fairplay. Na presente época desportiva, já por duas vezes fomos admoestados com o Cartão Branco do fairplay, que reconhece, destaca e recompensa atitudes consideradas eticamente relevantes, o que significa que todo o trabalho desenvolvido está a ter resultados práticos.” Acrescentando ainda que “Paralelamente a este trabalho de certificação com a Bandeira da Ética do IPDJ, conseguimos também atingir o objetivo de certificação como Entidade Formadora Duas Estrelas da FPF, o que aumentou significativamente o prestígio desportivo do clube no panorama desportivo nacional.”
Ricardo Lopes aproveitou ainda a oportunidade para deixar a seguinte mensagem “Aproveito a oportunidade dada pelo Renascimento para relembrar os Sócios, Adeptos e Simpatizantes do GDM, que este clube é muito mais que os resultados desportivos alcançados a cada fim de semana. Terminámos 2020 com resultados financeiros positivos, com um passivo residual, sem dívidas à banca e à AFV, com impostos e contribuições em dia junto das Finanças e Segurança Social, com milhares de euros aprovados na candidatura que efetuámos ao Programa Reativar e com o selo de qualidade da Bandeira da Ética e da Certificação FPF Duas Estrelas.
Para terminar, um especial agradecimento aos nossos sponsors e patrocinadores. Apesar de vivermos um período de grande contração económica e quando algumas entidades públicas suspenderam os contratos programa de desenvolvimento desportivo, foram eles os pilares de sustentação de uma estrutura técnica que continuou durante a pandemia, a planear e a acompanhar os treinos online de quase duas centenas de atletas e que permitiu ao clube alcançar os objetivos acima referidos.”