CONSULTÓRIO

CICATRIZES!
COMO PODEMOS EVITÁ-LAS?
Acabou de sofrer uma queda e o joelho ficou machucado? O que fazer?
Como tratar uma ferida para que ela cicatrize melhor e o mais rápido possível?
Em primeiro lugar deve limpar-se muito bem a ferida, com água e sabão. Se se cortou ou feriu com um objecto sujo é preciso, para além disso, desinfectá-las com uma solução antisséptica. Veja se tem actualizada a sua vacinação contra o Tétano
Eliminar todos os restos de areia, limalhas ou poeiras… Impedem uma boa cicatrização e podem, se não forem removidos, formar uma espécie de “tatuagem”.
Cobrir com um penso impermeável e não aderente, como os indicados em relação às bolhas nos pés, com plástico transparente. O objectivo? Manter a ferida em meio húmido, o que favorece a cicatrização. Sobretudo não a deixar secar ao ar livre.
Manter o penso no mesmo sítio, no mínimo de 48 horas. Se é retirado mais cedo, as células que estão em processo de regeneração, correm o risco de serem arrancadas.
Como melhorar a cicatrização?
A cicatrização é um processo natural de regeneração do nosso corpo. Mal a derme, situada por debaixo da superfície da pele, é ferida, o organismo produz fibras de colagénio, que é uma proteína. Estas combatem a ferida e a epiderme (a superfície da pele) pode, então, regenerar-se.
Para favorecer este processo devem usar-se cremes com colagénio ou de ácido hialurónico, disponíveis em farmácia, que se podem aplicar directamente sobre a ferida por baixo de penso. Estas substâncias aceleram a reparação da derme e, também, da epiderme.
Não somos todos iguais face às cicatrizes…
Todos nós temos as nossas “feridas de guerra” que nos fazem recordar as travessuras da nossa infância. Mas tudo foi resultante de quedas ou acidentes? Não necessariamente!
As peles jovens originam cicatrizes mais marcadas.
Nas pessoas de idade, as cicatrizes são menos marcadas, mas o processo de cicatrização é mais lento. Corre-se o risco de a ferida se tornar uma chaga crónica.
De origem asiática ou africana? A tendência é a sobre-cicatrizar resultando uma cicatriz mais espessa, saliente, que se chama quelóide. Pelo facto de serem mais pigmentadas, as cicatrizes tornam-se mais evidentes.
As zonas do corpo em constante movimento, como as costas, originam cicatrizes mais largas porque os bordos da ferida têm tendência a afastar-se.
Quanto mais nítida a ferida, melhor cicatriza. Uma ferida surgida na sequência de uma queda deixa mais cicatrizes que o golpe de uma faca ou de uma intervenção cirúrgica.
Como atenuar uma cicatriz?
Uma vez a ferida cicatrizada, alguns gestos podem melhorar a aparência final:
Se persiste alguma vermelhidão, evitar a exposição ao sol. A cicatriz iria pigmentar-se ainda mais.
Se a cicatriz parece rígida, massajar para a tornar mais macia. Pode usar Vaselina esterilizada.
Se a cicatriz tem aspecto saliente, bombeado, aplicar placas de compressão em silicone, disponíveis nas farmácias, para achatar.
Podem-se fazer desaparecer as cicatrizes?
Várias técnicas foram desenvolvidas para tentar atenuar as cicatrizes
Entre elas, a injecção de colagénio para encher as cicatrizes escavadas, que podem aparecer a seguir a um acne.
Ou então o laser e o “peeling” (ou abrasão) que eliminam as camadas superficiais da pele.
Não se esperem, contudo, resultados miraculosos. E não se afaste o risco de poder a cicatriz tornar-se mais pronunciada do que anteriormente.
Muitas vezes o tempo, faz milagres e uma cicatriz feia de início pode tornar-se quase invisível alguns anos mais tarde!